Demonstração Do Valor Adicionado
Trabalho Escolar: Demonstração Do Valor Adicionado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jeffersonfmatos • 3/3/2014 • 3.938 Palavras (16 Páginas) • 489 Visualizações
ÍNDICE
1 – RESUMO.........................................................................................................pg 4
2 - INTRODUÇÃO.................................................................................................pg 5
3 – CARACTERISTICAS BÁSICAS DA DVA.........................................................pg 6
4 – IMPORTÂNCIA DA DEMONSTRAÇAO...........................................................pg 6
5 - OBJETIVOS DA DVA.......................................................................................pg 7
6 – DESENVOLVIMENTO......................................................................................pg 8,9
7 – MICROECONOMIA...........................................................................................pg 9
8 – A DVA E SUA RELAÇÃO COM O PIB..............................................................pg 10
9 - PSICOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES..............................................................pg 10,11
10 – CONTABILIDADE FISCAL E TRIBUTÁRIA ....................................................pg 11
11 – PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL......................................................... .pg 12
12 – CONCLUSÃO...................................................................................................pg 13
13 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS.................................................................pg 14
DVA – Demonstração do Valor Abrangente
Resumo
A Demonstração de resultados abrangentes é “ uma alteração no patrimônio liquido de uma sociedade durante um período, decorrente de transações e outros eventos e circunstancias não originada dos sócios”, incluindo todas as mudanças no patrimônio durante o período exceto as resultantes de investimentos dos sócios e distribuição de dividendos e juros sobre capital próprio.
O CPC 26, aprovado pela resolução 1.185/90 do CFC, estabelece que o lucro abrangente seja calculado a partir do lucro liquido apurado na DRE e deve incluir o resultado liquido do período, cada item dos outros resultados abrangentes classificados conforme sua natureza; Parcela dos outros resultados abrangentes de empresas investidas reconhecidos por método de equivalência patrimonial e Resultado abrangente do período, devendo ser feita separada da DRE podendo ser apresentada com parte de demonstração das mutações do patrimônio liquido (DMPL), considerando que no Brasil a apresentação da DMPL é obrigatória para as companhias abertas.
PALAVRAS- CHAVE
Fluxo de caixa, Tributos, PIB, DVA, Contabilidade, Investimentos, empregados, Valor agregado.
INTRODUÇÃO
A Demonstração de resultados abrangentes é uma ferramenta de grande importância para análise gerencial, pois, respeitando o principio de competência de exercícios, atualiza o capital próprio dos sócios, através do registro no patrimônio liquido ( e não no resultado) das receitas e despesas incorridas, porém de realização financeira “ incerta”, uma vez que decorrem de investimentos de longo prazo, sem data prevista de resgate ou outra forma de alienação.
O Resultado abrangente pretende explicar todas as variações no patrimônio liquido exceto as transações entre acionistas e tem alta importância para o investidor interessado no desempenho da empresa, pois reúne todas as transações que afetam o resultado em uma única demonstração. A dificuldade maior é conciliar essa visão por incluir todas as transações que alteram o patrimônio liquido.
Também pode ser definida como “ uma alteração no patrimônio liquido de uma sociedade durante um período, decorrente de transações e outros eventos e circunstâncias não originadas dos sócios. Isso inclui todas as mudanças no patrimônio durante o período, exceto aquelas resultantes de investimento dos sócios e distribuições aos sócios.
A DVA é a diferença entre os recursos consumidos que a organização adquiriu de terceiros e o que ela produziu, ou seja, representa o que foi agregado de valor ao produto ou serviço( riqueza gerada), dentro de seu ciclo operacional.
A DVA é diferença entre os recursos consumidos que a organização adquiriu de terceiros e o que ela produziu, ou seja, representa o que foi agregado de valor ao produto ou serviço(riqueza gerada), dentro de seu ciclo operacional.
A Demonstração do valor Adicionado desenvolve conceitos puramente econômicos, evidenciando quanto de valor a empresa agrega durante seu processo produtivo, ampliando assim os horizontes de seus usuários.
As entidades poderão utilizar- se da demonstração do valor adicionado para identificar, analisar e comunicar o montante de recursos adicionais gerados para a economia (local, regional, nacional, setorial, etc.), bem como para relacionar quais as fortes e quais as aplicações dessa riqueza ( para quem foi distribuída).
Segundo alguns autores a DVA vem sendo considerada pelos analistas um dos critérios que melhor indica a medida de eficácia da gestão empresarial, superior aquela do lucro. Tudo isso dentro de concepção de que a missão moderna na empresa representa um papel econômico e social.
O Somatório da DVA (valor adicionado) de cada entidade representa a quantificação do PIB produzido em determinada atividade, região etc, ou ainda é um instrumento real para preparação metodológica do PIB de um pais, estado ou município. Estão podemos dizer que a DVA representa e distribui o PIB de um pais.
CARACTERISTICAS BÁSICAS DA DVA
1 – Fornecer informações que demonstre a geração de riqueza de empresa e seus efeitos sobre a sociedade está inserida.
2 – Demonstra o valor adicionado em cada um dos fatores de produção e seu destino, conforme
...