Demosntração De Fluxo De Caixa
Seminário: Demosntração De Fluxo De Caixa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: GlauciaAssisF • 25/5/2014 • Seminário • 374 Palavras (2 Páginas) • 135 Visualizações
As demonstrações contábeis fornecem informações úteis de acordo com as necessidades e os diversos interesses dos usuários que podem ser internos, que são os gestores da empresa, os funcionários, os que precisam de informações mais consistentes, mais detalhadas sobre o patrimônio. E os usuários externos que são os bancos, o governo, os concorrentes, clientes, em que seus interesses são mais superficiais, mas utilizam informações a respeito da situação patrimonial da empresa.
Com as Demonstrações Contábeis descobrimos assim a situação patrimonial, financeira e o resultado da empresa em um determinado período e possibilita saber se haverá fluxo de caixa posteriormente. Essas demonstrações podem ser externas ou internas, não obrigatórias internas ou obrigatórias externas.
Faz parte das Demonstrações contábeis o Balanço Patrimonial, uma demonstração estática obrigatória. É basicamente, o equilíbrio entre o ativo e o passivo. Tem como base o Método das Partidas Dobradas e por finalidade expor a posição financeira, do patrimônio e econômica da entidade.
Temos também a Demonstração do Resultado do Exercício (D.R.E). Verticalmente demonstra o resultado líquido, de acordo com as receitas e despesas segundo o regime de competência já visto anteriormente. É feito todo mês e trimestralmente para fins fiscais, podendo assim concluir o resultado encontrado normalmente no período de um ano.
A DFC- Demonstração de fluxo de caixa assessora o investidor nas tomadas de decisão e controla seus resultados monetários. Podem ser operacionais, de financiamentos ou investimentos pelo método direto ou indireto. Através dessa demonstração são fornecidas informações e assim se indica a origem de todo o dinheiro que entrou no caixa durante o período e o Resultado do Fluxo Financeiro. Com p confronto entre as entradas e saídas de caixa, possibilita aos gestores da empresa decidir com antecedência se a empresa deve tomar recursos ou aplicá-los.
A Lei 11.638/07 art.176 determina que toda a empresa de capital aberto e fechado com patrimônio liquido na data do balanço inferior a dois milhões de reais, não terá obrigação de fazer a Demonstração do Fluxo de Caixa. Conforme afirmado pela CVM, o motivo e as vantagens de ser obrigatório é acompanhar a globalização e as alterações dos mercados, equilibrando as praticas de contabilidade brasileiras com as internacionais, fazendo com que as empresas brasileiras se tornem mais competitivas de forma padrão, melhorando a avaliação dos investidores estrangeiros.
...