Dengue
Projeto de pesquisa: Dengue. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: evilanny2 • 25/11/2014 • Projeto de pesquisa • 723 Palavras (3 Páginas) • 326 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida através do mosquito Aedes Aegypti
Considera-se a dengue um dos maiores problemas de saúde pública no mundo, e está presente em mais de cem países no mundo concentrados no sudoeste Asiático, na Africa e nas Americas, onde atinge toda a Amérca latina, menos o Chile.
No Brasil o Ministério da saúde divulgou em meados de Março uma redução de 80% dos casos de Dengue registrados no pais no primeiro bimestre de 2014 em relação ao de 2013. Para contextualizar a noticia é bom lembrar que,
no ano passado, a transmissão da doença superou todas as experiências anteriores no Brasil: foram notificados dois milhões de casos.
No Estado do Ceará, em 2014 foram registrados 14.908 casos de Dengue até outubro, sendo em 144 dos 184 municipios, com 42 mortes. Do total 187 casos foram registrados com sinais de alarme e 51 como dengue grave.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza 757 casos foram contabilizados em um re.latório feito até maio deste ano na capital, apresentam maior incidência de casos desde o início do ano, os bairros da Regional IV, que já somam 417 casos. Desses, bairro Mondubim possui a maior incidência de casos, seguido do Bom jardim, com 120 e 85 casos, respectivamente.
Para o controle da doença é preciso ser feito um trabalho bem articulado tendo como parceria entre prefeituras e seus munícipes para que realmente sejam cumpridas as metas de reduções de infestação do mosquito, consequentemente a incidência da dengue e assim, reduzindo também a letalidade sendo por febre hemorrágica da dengue. Com trabalhos realizados como o projeto QUINTAL LIMPO que vem sendo realizado de forma bem proveitosa pela prefeitura de Fortaleza temos excelentes resultados no controle da dengue e na prevenção de focos do mosquito, onde agentes de endemias e de saúde passam alguns dias dentro da área de mapeamento onde indica algum aumento de casos, sendo feito trabalhos de limpeza e capinagem em córregos ,lagoas, rios,em parceria com ONG,escolas, e associações de bairros, onde a população é previamente informada que nestes locais ocorrerão palestras educativas, onde também serão feitas visitas domiciliares acompanhando alguns casos, e orientando os cidadãos sobre a importância que a prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue tem. Sendo feito assim um importante papel educativo e preventivo nos bairros junto a população.Fazendo assim o que o programa nacional de controle da dengue elaborado pelo Ministério da Saúde orienta nas ações de combate ao vetor onde ele cita: Ações integradas de educação em saúde,comunicação e mobilização social.
No entanto, para a efetividade desse controle não bastam as iniciativas governamentais,precisamos que a população realmente participe em ações de controle e ajudem a diminuir os índices da dengue, com ações bem simples e corriqueiras como um simples ato como: virar a boca de garrafas,não deixar água parada em quaisquer recipiente, mater caixa d’água sempre vedada.
Vale destacar que ainda se revela como uma dificuldade a garantia da participação ativa da população nas ações de controle das doenças transmitidas por vetores.
...