Densidade Do Alcool
Artigos Científicos: Densidade Do Alcool. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: helry007 • 2/5/2013 • 3.472 Palavras (14 Páginas) • 1.245 Visualizações
Chemkeys - Liberdade para aprender
www.chemkeys.com
* Autor para contato
A Determinação da Densidade de Sólidos e Líquidos
João Carlos de Andrade *
Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Química
Criado em Julho de 2004
Densidade
Densidade Absoluta
Densidade Relativa
Propriedades químicas
Propriedades físicas
Chemkeys. Licenciado sob Creative Commons (BY-NC-SA)
dandrade@iqm.unicamp.br
Informações do Artigo
Histórico do Artigo
Palavras-Chaves
Resumo
Muitos estudantes pensam que a densidade é apenas o resultado de uma operação aritmética de divisão entre a massa e o volume de uma substância, mas esse conceito é muito mais amplo e está relacionado a outros, como compressão e empacotamento. Por exemplo, quanto maior for o empacotamento dos átomos, mais densa é a substância. Da mesma forma, quanto maior for a compressão sobre um objeto, maior será a sua densidade. Nesse trabalho serão abordados apenas os aspectos mais diretos e as técnicas de laboratório mais comuns envolvidas na determinação da densidade de sólidos e líquidos, mas vale a pena buscar um detalhamento mais profundo sobre o conceito de densidade. O experimento proposto, de caráter conceitual e metodológico, tem uma duração prevista de duas horas de atividades em laboratório, com baixo grau de risco.
Experimento testado por Alana dos Reis Figueiredo
Janaína César
Marco-Aurélio De Paoli
As propriedades dos materiais são agrupadas em químicas e físicas. As propriedades químicas descrevem uma transformação química, tal como a interação de uma substância com outra, ou a transformação de uma substância em outra. As propriedades físicas não envolvem qualquer mudança na composição ou identidade da substância, isto é, são propriedades que podem ser observadas e medidas sem modificação de sua composição. As propriedades físicas podem ser classificadas como extensivas ou intensivas.
As propriedades extensivas são diretamente proporcionais à quantidade de matéria da substância presente da amostra,
Introduçãoenquanto que as intensivas independem da quantidade de matéria. Temperatura (T), pressão (p), cor e densidade (d) são propriedades intensivas, enquanto que massa (m) e volume (V) são propriedades extensivas.
É importante ressaltar que uma propriedade extensiva pode ser convertida em uma propriedade intensiva de duas maneiras: 1) dividindo-se a propriedade extensiva pela quantidade de matéria ou 2) dividindo-se por outra propriedade extensiva - usualmente massa ou volume. Por exemplo, a densidade, que é uma propriedade intensiva, é dada pela razão massa/volume.
Chemkeys - Liberdade para aprender
Chemkeys. Licenciado sob Creative Commons (BY-NC-SA)
Definições e conceitos [2]
A densidade absoluta (ρ) de uma substância é definida [2] como a relação entre a sua massa e o seu volume:
ρ = m/v
A densidade absoluta é também uma propriedade específica, isto é, cada substância pura tem uma densidade própria, que a identifica e a diferencia das outras substâncias.
A densidade relativa
d = ρ/ ρ0
de um material é a relação entre a sua densidade absoluta e a densidade absoluta de uma substância estabelecida como padrão. No cálculo da densidade relativa de sólidos e líquidos, o padrão usualmente escolhido é a densidade absoluta da água, que é igual a 1,000 kg dm-3 (equivalente a 1,000 g cm-3) a 4°C, dado por
ρ0 = ρ (H2O , 4ºC)
No caso de gases, a densidade relativa é tomada em relação ao ar ou ao hidrogênio.
Tabela 1 - Grandezas, símbolos e unidades.
Nome da
Grandeza
Símbolo
Nome da
Unidade
Símbolo
Densidade
ρ
quilograma por metro cúbico
kg m-3
Densidade relativa
d
adimensional
-----
Massa
m
quilograma
kg
Volume
V
metro cúbico
m3
Temperatura
T
kelvin
K
Pressão
p
pascal
Pa
A densidade é uma propriedade física importante e pode ser utilizada para distinguir um material puro de um impuro (ou de ligas desse metal), pois a densidade dos materiais que não são puros (misturas) é uma função da sua composição. Ela também pode ser utilizada na identificação e no controle de qualidade de um determinado produto industrial, bem como ser relacionada com a concentração de soluções.
A densidade de um sólido pode ser determinada pesando-o1 cuidadosamente e em seguida determinando seu volume. Se o sólido apresentar uma forma irregular (o que torna impossível medir suas dimensões), o volume poderá ser determinado utilizando um método de deslocamento [3].
Basicamente, determina-se a massa de uma amostra do sólido e então transfere-se quantitativamente essa massa para um instrumento volumétrico
...