TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Depressão

Seminário: Depressão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  Seminário  •  1.276 Palavras (6 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 6

O QUE E DEPRESSAO?

Muitas pessoas confundem depressão com uma tristeza profunda, e o devido valor a essa patologia que hoje vem se tornando uma das mais freqüentes em nosso meio, subdiagnosticada pelos médicos e desvalorizada pela população em geral, onde então começam a dizer que é "frescura", falta de força de vontade, e começam a dar palpites para a pessoa "se ajudar" "se animar" "reagir"e etc. De uma maneira simples, seu o cérebro é formado por inúmeras células que se comunicam entre si através de substâncias químicas chamadas neuro transmissores e por algum motivo eles não estão "circulando" como deveriam.

O SENTIMENTO DE SOLIDAO QUE E TAO COMUM A QUEM SOFRE DE DEPRESSAO E LOCALIZAVEL?

A solidão quase sempre está associada ao quadro de Transtorno de Humor, a Depressão. A conclusão e que, ou a Depressão funciona como fator determinante ou funciona como conseqüência deste quadro de solidão.

Recentemente um grupo de pesquisadores da área da Saúde da Universidade de Chicago analisou 23 estudantes do sexo feminino para determinar quão solitárias elas eram. Por meio de ressonância magnética, assim seria possível tentar relacionar a Solidão com o Transtorno de Humor a conhecida Depressão.

Para isso os pesquisadores apresentavam as examinadas imagens de situações desagradáveis. Como conflitos humanos, e também de situações agradáveis, tal como pessoas felizes, tudo isso para remate-las ao um sentimento de ansiedade. Depressão, Tristeza e desânimo.

Os dados mostram que em pessoas mais sociáveis a região do cérebro. Conhecida como Estriato Vental ficou mais ativa quando elas observam imagens de pessoas em situações agradáveis. O mesmo não ocorre nos cérebros de pessoas solitárias.

Ou seja, a região do cérebro conhecida como Estriato Vental e fundamental para o comportamento adaptativo do aprendizado e ativada por estímulos.

ATUACAO DO NEUROTRASMISSORES NA DEPRESSAO

São substâncias produzidas pelos neurônios.

O sistema nervoso, juntamente com o sistema endócrino, é responsável pela maioria das funções do controle do organismo. As principais células que compõem todo este sistema recebem o nome de neurônios do corpo de cada neurônio saem prolongamentos que são chamados dendritos, que são vários, e o axônio. Esses dendritos funcionam como se fossem fios que levam os impulsos nervosos captados pela visão, olfato, audição, tato e pelo paladar.

O cérebro humano vive constantemente uma fantástica ciranda de impulsos nervosos em todas as direções, um mecanismo da impressionante complexidade que tem como resultado o pensamento, a ação, locomoção, manifestação de alegria ou de preocupação. Fenda Sináptica. Esta função de passar e receber o estímulo recebe o nome de Sinapse.

MECANISMOS DE ACAO DOS NEUROTRASMISSORES

Os neurotransmissores são armazenados em vesículas neuronais. Uma vez que ocorre a liberação, estas vesículas decaem na fenda sináptica, reagindo diretamente com os receptores situados nas membranas do neurônio seguinte. Parte do neurotransmissor pode ser reaproveitada pelo próprio neurônio que a liberou, ou pode ser rearmazenada novamente em vesículas neuronais recém sintetizadas. É possível ainda que outra parte do neurotransmissor seja metabolizada ou destruída por enzimas, e seus produtos eliminados no organismo. Os neurônios precisam ter sempre a disposição esses neurotransmissores para serem sintetizados a qualquer momento. Liberado, ocorre a síntese e o armazenamento de novas moléculas de neurotransmissor bem como novas vesículas neuronais para substituir as que foram utilizadas.

PRINCIPAIS NEUROTRANSMISSORES

Acetilcolina

A acetilcolina estimula o impulso a ser transmitido. É o neurotransmissor encontrado em maior quantidade no corpo: estômago, baço,bexiga, fígado, glândulas sudoríparas, vasos sanguíneos e coração são apenas alguns órgãos que este neurotransmissor controla.

A acetilcolina ajuda no controle do tônus muscular, no aprendizado, e nas emoções. Também controla a liberação do hormônio envolvida no aprendizado e na regulação da produção de urina. A síntese de acetilcolina pelo organismo é vital, pelo seu papel relativo aos movimentos e à memória - baixos níveis de acetilcolina contribuem para falta de concentração e esquecimento. Também é relacionada à performance sexual, controlando a pressão sanguínea e batimento cardíaco durante a relação sexual .

Endorfina

Atua como calmante natural: alivia a sensação de dor.

A quantidade de endorfina liberada é relacionada à quantidade de dopamina. Em alguns casos, dependendo das concentrações de cada uma, a dor pode ser substituída pela A endorfina é responsável pelo sentimento de euforia, êxtase.

Dopamina

Também é responsável pelo sentimento de euforia, assim como a endorfina. É capaz de acalmar a dor e aumentar o prazer se estiver em grande quantidade no lóbulo frontal.

Nerodrenalina

Conhecida também como norepinefrina, como o hormônio precursor da adrenalina - com efeito estimulante na lipólase , o faz com que aumentasse o nível de algumas gorduras no sangue. A noradrenalina também é usada no sistema que nos faz ficar alertas, e ter uma boa memória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com