Dermato Funcional
Artigo: Dermato Funcional. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: MaiaraKaique • 20/11/2013 • 735 Palavras (3 Páginas) • 485 Visualizações
Dermatite
Conceito e fisiopatologia: Dermatites são reações inflamatórias cutâneas caracterizadas morfologicamente por lesões do tipo eczema, ou seja, eritema, vesículas, exsudação, pápulas, escamas e liquenificação, que podem ocorrer isoladas ou simultaneamente. (Antônio A. Motta, Marcelo V. Aun, 2011)
Essas dermatites são resultantes da exposição direta a algum agente externo (“molécula estranha”) com a participação ou não de luz ultravioleta (fotons) na superfície da pele. Embora a dermatite de . O processo inflamatório da dermatite é mediado por mecanismos imunológicos, podendo ser causada por substâncias inorgânicas, orgânicas, vegetais ou sintéticas. (Antônio A. Motta, Marcelo V. Aun, 2011)
Com apenas alguns milímetros de espessura, a pele é o maior órgão do corpo humano funcionando como barreira. No entanto, dependendo de vários fatores, pode ser vulnerável a alguns agentes, como infecções, alergias e traumas. A propriedade de barreira (defesa) da pele varia com a espessura, a permeabilidade, o local anatômico, o meio ambiente e a capacidade desta reagir imunologicamente A pele deve ser reconhecida como órgão periférico de defesa do sistema imunológico. O sistema imune cutâneo é formado pelo tecido linfóide associado cutâneo, a microvasculatura dérmica, o sistema imune dérmico, e o sistema imune funcional cutâneo. O tecido linfóide associado cutâneo é formado pelas células de Langerhans, queratinócitos, células endoteliais e linfonodos de drenagem cutâneos, são muito importantes na indução de imunidade e tolerância. A microvasculatura dérmica contém células endoteliais, células dendríticas, monócitos, macrófagos, mastócitos e linfócitos T. É o lugar onde ocorre à reatividade e expansão de muitas alterações imunológicas e inflamatórias da pele. O sistema imune funcional cutâneo engloba um complexo sistema cutâneo de resposta imune associada aos elementos celulares e humorais o mais completo possível. A função do sistema imunológico é de identificar e proteger o organismo das substâncias próprias (self) e, ao mesmo tempo, eliminar as substâncias consideradas não próprias (non-self). Esta função de identificação e destruição leva a uma tensão entre a imunidade de proteção e a auto-imunidade. Nas imunodeficiências observamos falhas no mecanismo de destruição do non-self levando o indivíduo a infecções oportunistas ou a neoplasias. Nas doenças auto-imunes, como o lúpus eritematoso ou o pênfigo foliáceo, a falha é no reconhecimento do self pelo sistema imunológico. (Antônio A. Motta, Marcelo V. Aun, 2011).
Tratamento
O objetivo do tratamento da dermatite é a identificação e eliminação do agente causador do meio ambiente em que vive o paciente. (Antônio A. Motta, Marcelo V. Aun, 2011).Algumas vezes isto pode ser conseguido facilmente com o uso de um antibiótico(ex. neomicina), mas em outras se torna virtualmente impossível, como o formaldeído (formol), conhecido como um potente e universal sensibilizam te encontrado em quase todo tipo de indústrias: têxtil, colas, papéis, cosméticos, desinfetantes, limpadores, polidores, farmacêutica, alimentícia, borracha, tintas e cigarros. Uma visita ao local de trabalho às vezes torna-se necessária nos casos de dermatites ocupacionais. Uma vez identificada a causa, o paciente
...