Desafio Prossional - Gravadora
Pesquisas Acadêmicas: Desafio Prossional - Gravadora. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Eli250200 • 4/9/2014 • 1.467 Palavras (6 Páginas) • 316 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. PERFIL DOS OPONENTES - PASSO 1 4
3. HABILIDADES ESSENCIAIS DOS NEGOCIADORES - PASSO 2 5
4. ANÁLISE DA SITUAÇÃO E PLANEJAMENTO - PASSO 3 6
5. CULTURA ORGANIZACIONAL - PASSO 4 7
6. PRÉVIO DAS NEGOCIAÇÕES - PASSO 5 7
7. PROPOSTA FINAL - PASSO 6 8
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
1. INTRODUÇÃO
Uma conceituada gravadora de musica visando expandir seus negócios, pretende instalar uma nova sede em um bairro de classe média de uma cidade no interior de São Paulo, porém a maior parte dos habitantes dessa cidade não concorda com a implantação de empresas desse seguimento, pois acreditam que seriam atingidos por transtornos do tipo; (barulhos, aglomerações e etc.).
Por sua vez a gravadora em questão visando seus custos benefícios com relação à localização, logística e ambientação ideal da cidade, propõe que fará melhorias no bairro e em seu entorno caso sua instalação seja aceita. Sendo assim a associação de moradores da cidade nomeou um representante para negociar com um porta- voz da empresa onde pretendem entrar em um acordo que seja viável para ambas as partes.
Tendo em vista que o projeto de instalação da gravadora já foi aceito pelos órgãos competentes.
Atualmente no mundo em geral não somente no âmbito profissional, vivemos em constante mudanças e transformações repentinas , que nos obrigam a exercitarmos cada vez mais nosso raciocínio rápido , lógico e nosso poder de negociação.
“Negociação é um processo em que duas ou mais partes, com interesses comuns e anatômicos se reúnem para confrontar e discutir propostas explícitas com o objetivo de alcançarem um acordo”.
A adaptação nos transforma procurando tornar-nos melhores em tudo que fazemos.
O Objetivo desse Desafio Profissional é mostrar como devemos nos colocar perante a uma negociação.
2. PERFIL DOS OPONENTES - PASSO 1
2.1. Perfil do Negociador da Associação de Moradores do Bairro
Líder: Carlos Henrique
Formação: Administrador
Objetivo: Impedir a construção da Gravadora
Alegação: Perturbação da ordem Pública
Argumentos: Barulho, Segurança e infraestrutura (trânsito).
Informações relevantes: Público conservador e questionador, que preza tranquilidade, sendo que a maioria são pessoas de 3ª idade.
Estímulos a Negociação: Tem a ideia fixa de que o bairro não necessita dos progressos advindos deste empreendimento.
2.2. Perfil do Negociador - A Gravadora
Negociador: Jorge Andrade
Formação: Estrategista de Negócios/Experiência em negociar em meio a conflitos.
Objetivo: Obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro. Alegação: O progresso é inevitável.
Estímulos a Negociação: Pode contribuir para melhorias no bairro, desde que, a negociação seja com benefícios para todos.
3. HABILIDADES ESSENCIAIS DOS NEGOCIADORES - PASSO 2
O senhor Carlos Henrique, líder e defensor da Associação de Moradores do Bairro, não aceita a construção da Gravadora de Música, alegando que com a instalação da mesma irá perturbar a tranquilidade dos moradores, e afetará também a segurança dos mesmos pois teme pela quantidade de pessoas estranhas que serão atraídas para o bairro, o trânsito ficará mais perigoso, pelo fato de que vão circular mais veículos no local e assim perturbar a ordem pública.
Outro questionamento é que se trata de um bairro residencial onde a maioria dos moradores são pessoas de 3ª idade, muito conservadores e questionadores que prezam por sua tranquilidade. Por fim cita que o bairro não precisa de progressos advindos deste empreendimento.
Segundo o modelo de Jung, os moradores do bairro, representados pelo senhor Carlos Henrique, adotam um modelo restritivo, onde pensam em seus próprios interesses sem levar em consideração os benefícios e progressos oferecidos pela gravadora.
De outro lado, o senhor Jorge Andrade, gerente de negociações e porta voz da gravadora de música, vem defender a liberação do empreendimento no bairro. Com isso, vem apresentar uma proposta para fazer uma negociação amigável, sem prejuízos para a população.
Pelo modelo padrão de Jung, o negociador da gravadora tem um perfil confrontador, onde apesar de ter um ponto contrário, sendo favorável a instalação da gravadora no bairro, é amistoso e colaborativo, expondo os pontos positivos do projeto e confiando na mudança de postura dos moradores do bairro.
O modo de tratamento do negociador da gravadora é considerado o ideal, pois expõe pontos fortes do projeto ao mesmo tempo em que sabe defender as críticas dadas pelo grupo de moradores do bairros, sem agressividade, dando margem a respostas e definindo limites na negociação.
4. ANÁLISE DA SITUAÇÃO E PLANEJAMENTO - PASSO 3
4.1 Análise da situação
A Gravadora insiste em construir uma sede neste local, pois com base em estudos realizados pela mesma os benefícios e lucros seriam altos.
Deseja manter uma relação amigável como os moradores locais, fazendo melhorias na cidade que beneficiariam os moradores como também a gravadora.
Para ambas as partes haverá benefícios e melhorias.
4.2 Planejamento
4.2.1 Objetivos
Os objetivos da gravadora são claros, expandir os negócios,
...