Descendentes de índios e africanos
Resenha: Descendentes de índios e africanos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: chiquinha15 • 10/5/2014 • Resenha • 321 Palavras (2 Páginas) • 241 Visualizações
Descendentes de índios e africanos, dentre outros, a população brasileira herdou parte da cultura de cada povo. Para os índios e a maioria dos povos africanos, a figura de maior importância em suas culturas era o representante mais velho. Dotado de conhecimento adquirido ao longo da vida, o idoso era solicitado para deliberar a respeito dos assuntos mais importantes e era reverenciado pelos mais jovens. Ao longo do tempo, o crescimento econômico europeu e o estudo da economia foram formando um posicionamento que relegava os mais velhos à condição de "dependentes", por não movimentarem a economia com seu trabalho. Tal visão gerou um preconceito que se manifesta até os dias atuais.
O idoso, devido à sua susceptividade a doenças e a acidentes, necessita de atenção especial. No entanto, ainda há descaso com essa classe por parte da população e do governo, que muitas vezes desrespeitam seus direitos prioritários. Seja ocupando lugares em filas ou em ônibus ou não disponibilizando ou não disponibilizando remédios e tratamentos, essae desrespeito reflete na qualidade de vida dos mais velhos, que deveriam não precisar preocupar-se com seus direitos, já que já foram conquistados por lei.
Dentre os problemas dessa classe encontra-se também o fator psicológico, que muitas vezes é esquecido pelas famílias, que negam a participação de parentes idosos em suas rotinas e encontros familiares, fazendo-o viver sua velhice com poucas relações sociais, também necessárias para promover o bem estar e a saúde destes.
Através do resgate dos bons costumes dos nossos antepassados, deixando de lado o preconceito enraizado na sociedade, é necessário que o cidadão, juntamente com o Estado, tome atitudes para cessar o desrespeito que ainda existe. Apenas a fiscalização e o melhoramento dos benefícios e a participação da sociedade com palestras, projetos e outros meios, esse quadro poderá ser modificado. Assim, a terceira idade poderá desfrutar de uma velhice saudável e com os direitos executados além do papel.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
...