Heranças Culturais Deixadas Pelos Indigenas E Africanos No Nosso Brasil
Casos: Heranças Culturais Deixadas Pelos Indigenas E Africanos No Nosso Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: annabeatriz • 21/5/2013 • 260 Palavras (2 Páginas) • 4.115 Visualizações
Nosso Brasil é enorme, e devido esse território gigantesco, os primeiros habitantes do país, que foram os índios deixaram um legado cultural bastante rico. Hoje, temos pouco mais de 200 mil deles em todo o Brasil. Isso representa menos de 1% da população do país, mas na época do descobrimento a situação era outra. A população indígena era composta por quase 5 milhões de pessoas. Esse número caiu drasticamente, devido ao genocídio que os mesmos passaram naquela época. A herança cultural indígena é grande. Quando falamos em alimentos temos: mandioca, milho, etc. Objetos em geral: rede, jangada, canoa e instrumentos musicais. Alguns hábitos indígenas também foram incorporados pela nossa sociedade, como o uso do tabaco, o banho diário e o pouco uso de roupas. Os trabalhos envolvendo cerâmica também é uma cultura indígena, e sem falar no vocabulário. Temos vários exemplos de palavras de origem indígena. São elas: mandioca, caju, jacaré, sabiá, tatu, abacaxi e outras.
Já os negros que vieram para cá, para serem escravos, também contribuíram bastante para a nossa cultura. É de origem negros vários alimentos, como a feijoada, acarajé, pé-de-moleque e caruru. Os negros trouxeram também religiões, entre elas a umbanda e o candomblé. A música negra também é marcante na nossa cultura, devido sua força rítmica. São de origem negra os lundus, as congadas, os sambas, os maxixes e os maracatus. Para tanto estilo musical, é necessário instrumentos, e a influência negra vem com o atabaque, reco-reco, ganzá, agogô, berimbau e a cuíca. Inúmeras palavras eles também deixaram, entre elas destaco: batuque, bengala, banana, entre outras.
...