Descobrimento Do Barsil
Trabalho Escolar: Descobrimento Do Barsil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: paulaerodrigo • 10/11/2014 • 1.612 Palavras (7 Páginas) • 308 Visualizações
Série: 1° Ano do Ensino Médio
Disciplina: História
Tema da aula: Descobrimento do Brasil
Recorte específico: Casualidade ou Intencionalidade do descobrimento?
2. Recursos: Xerox dos textos, papel pardo, materiais de uso diário (lápis, canetas, borracha,...), projetor para exposição de imagens.
3. Justificativa
O trabalho sobre o descobrimento do Brasil é de grande importância, pois a nova historiografia nos instiga a repensar os acontecimentos passados de forma a perceber outras perspectivas sobre eles. A forma tradicional de ensino aponta somente uma visão fixa sobre o descobrimento do Brasil. É importante que os alunos conheçam e compreendam os acontecimentos que fazem parte do contexto do descobrimento, de forma a construir sua própria opinião sobre o assunto e assumir um posicionamento crítico sobre o tema.
4. Objetivo Geral
• Conhecer e compreender os fatos e as controvérsias históricas sobre o Descobrimento do Brasil.
4.1 Objetivos Específicos
• Conhecer e compreender os acontecimentos que antecederam o descobrimento do Brasil;
• Construir pensamento crítico em relação ao tema;
• Promover discussões envolvendo as teorias da casualidade e da intencionalidade do descobrimento do Brasil.
• Promover o respeito mútuo entre os sujeitos e as diferentes opiniões.
5. Conteúdos
• Descobrimento do Brasil;
• Teoria da casualidade do descobrimento;
• Teoria da intencionalidade do descobrimento;
6. Número de Aulas
Esta proposta de trabalho será desenvolvida em uma aula comdois períodos (2 horas-aula).
7. Desenvolvimento Metodológico
Esta aula é uma continuação da aula anterior, na qual foi iniciado o trabalho com o tema: Descobrimento do Brasil. Como “tema de casa” daquela aula, os alunos deveriam ler um dos seguintes textos: “O descobrimento” de Jorge Couto ou “O reconhecimento do Brasil” de Joaquim Romero Magalhães. Os textos foram sorteados para os alunos de forma a variar a formação dos grupos nesta aula.
A aula iniciará com o (a) professor (a) explicando sobre as controvérsias existentes sobre o descobrimento. Para tanto, será feita uma exposição pelo (a) professor (a) sobre a casualidade e a intencionalidade deste fato histórico.
• Casualidade: a tese da casualidade diz que Cabral afastou-se das costas africanas para evitar uma forte tempestade. E, por acaso, chegou ao Brasil.
• *Intenção*: a tese da intencionalidade do "descobrimento" sustenta que os portugueses já sabiam da existência das terras brasileiras. O desenvolvimento da arte da navegação não permitiria o exagerado afastamento das costas africanas sem que os pilotos da esquadra tivessem corrigido a distorção do rumo.
1- Leitura silenciosa (individual) e oral (coletiva) do seguinte trecho do texto de autoria de Arruda e Piletti:
*Será entregue uma cópia do texto para os alunos.
1 Vera Cruz
Em 1498, Vasco da Gama realizou a maior façanha da navegação portuguesa: alcançou Calicute, na Índia, contornando a África. Para consolidar o domínio do novo caminho, os portuguesesorganizaram rapidamente nova e suntuosa expedição.
Sob o comando de Pedro Álvares Cabral, a expedição partiu de Lisboa a 9 de março de 1500, com treze navios e cerca de 1500 homens, entre soldados, tripulantes e religiosos. Mas, a 22 de abril, a esquadra aportou em um estranho lugar. Chamaram aquelas terras de Ilha de Vera Cruz, nome mudado no ano seguinte para Terra de Santa Cruz e, a partir de 1503, para Terra do Brasil. Por muitos anos, entretanto, elas foram chamadas de Terra dos Papagaios, alusão às vistosas e coloridas aves de suas matas.
No dia 23, os portugueses fizeram os primeiros contatos com os nativos, muito cordiais segundo o escrivão Pero Vaz de Caminha. A 2 de maio, Cabral retomou o caminho rumo às Índias, o mais importante objetivo de sua viagem. Apesar de perder seis navios, a expedição foi um sucesso comercial, pois só a pimenta trazida do Oriente rendeu duas vezes o custo da viagem. (ARRUDA, PILETTI, 2006, p. 182).
Após a leitura, serão realizados alguns questionamentos orais sobre o texto:
• Qual o tema central do texto?
• Qual foi a “façanha” realizada por Vasco da Gama em 1498? Por que ela foi tão importante?
• Por que as terras do Brasil atual foram descritas inicialmente como “estranho lugar”?
• Qual a posição sobre o descobrimento do Brasil esta presente no texto: a casualidade ou a intencionalidade? Quais os fatos descritos que evidenciam isso?
• No último parágrafo do texto percebe-seque o mais importante objetivo da expedição era o de consolidar o caminho de navegação para Índia. Para você houve outros objetivos para esta expedição que não estão implícitos no texto?
O (a) professor (a) ao fazer os questionamentos irá também expor seus comentários e opiniões como forma de fomentar o diálogo na aula. Ao mesmo tempo espera-se que com os questionamentos os alunos percebam que em muitos textos de livros didáticos o descobrimento do Brasil é descrito como algo inesperado, ou seja, é defendido pela teoria da casualidade. No texto, percebe-se isso devido ao uso de termos como “estranho lugar” ou na questão de que o mais importante objetivo dos portugueses com a expedição era chegar as Índias.
2- Entrega (Xerox) e leitura do texto “Casual ou intencional?” de Arruda e Piletti (2006, p. 182):
*Este texto é uma continuação do texto acima e mostra a preocupação dos autores em exporem outras versões sobre o descobrimento para seus leitores.
Casual ou intencional?
Duas questões relacionadas à chegada dos portugueses à América provocam muitas dúvidas e discussões. A primeira
...