Desenvolimento Econômico
Ensaios: Desenvolimento Econômico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lirama • 4/9/2013 • 398 Palavras (2 Páginas) • 214 Visualizações
CEPAL
A CEPAL é uma das cinco comissões econômicas regionais das Nações Unidas (ONU). Foi criada para monitorar as políticas direcionadas à promoção do desenvolvimento econômico da região latino-americana, assessorar as ações encaminhadas para sua promoção e contribuir para reforçar as relações econômicas dos países da área, tanto entre si como com as demais nações do mundo. Posteriormente, seu trabalho ampliou-se para os países do Caribe e se incorporou o objetivo de promover o desenvolvimento social e sustentável.
Inovação tecnológica na indústria brasileira no passado recente
O Brasil, é um país que investe pouco em P&D (pesquisa e desenvolvimento), por essa razão seu sistema de inovações se torna tão fragmentado e “imaturo”, pois o P&D é parte peculiar dos processos de geração de inovação. A inovação liga-se ao desenvolvimento, e como o Brasil não esta investindo em inovações, este padrão pouco se modifica ao longo do tempo.
Na história brasileira, coube ao Estado um papel fundamental na identificação da inovação como um tema prioritário para o desenvolvimento. A abertura dos anos noventa prometia libertar a capacidade de inovação das peias da estrutura interna, via os efeitos dinamizadores do comércio internacional e do investimento direto estrangeiro. A especificidade de recursos naturais é um forte propulsor dos esforços de inovação Especificidades locais, não só de recursos, mas também de mercado parecem explicar boa parte das inovações introduzidas pelas empresas estrangeiras, que respondem por parte substancial do esforço inovador brasileiro. Parece-me especialmente promissor o interesse de novas gerações de pesquisadores pelo assunto e, no campo institucional, o renovado interesse de instituições públicas, federais e estaduais, assim como o engajamento na realização de pesquisas de instituições que representam os interesses do empresariado industrial, primum móbile do processo de inovação. Este processo, difundido através do sistema universitário, tende a formar um universo de pesquisadores dotado de “massa crítica”.
O Brasil, é um país que investe pouco em P&D (pesquisa e desenvolvimento), por essa razão seu sistema de inovações se torna tão fragmentado e “imaturo”, pois o P&D é parte inerente dos processos de geração de inovação. A inovação liga-se ao desenvolvimento, e como o Brasil não esta investindo em inovações, este padrão pouco se modifica ao longo do tempo. Mas atualmente o empresariado industrial está abrangendo grande interesse em novas gerações de pesquisadores e instituições públicas, federais e estaduais pelo assunto, e esse interesse tende a formar um universo de pesquisadores dotado de “massa crítica”.
...