Desenvolvimento de planos de negócios
Seminário: Desenvolvimento de planos de negócios. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AnaJarussi • 20/3/2014 • Seminário • 650 Palavras (3 Páginas) • 271 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
O ideal de todo o empreendedor é ver seu negócio bem sucedido e com isso a concretização de seus sonhos. Mas para isso acontecer, além de muito entusiasmo e determinação, é necessária a organização, idéias, estratégias e atitudes. Desse modo o plano de negócios entra como uma peça fundamental na gestão. Por meio dele, o gestor pode medir as incertezas e riscos que irá enfrentar, poderá fazer previsões, projeções e identificar as melhores oportunidades e saber como aproveitá-las.
Assim, este trabalho pretende esboçar um plano de negócios, cuja idéia central é estruturar uma micro empresa de artesanato utilizando materiais reciclados como (garrafas pet, latas, papelões e vidros), onde o empreendedor é levado a pensar bem sobre os vários fatores que envolvem o seu negócio, realizando um planejamento bem detalhado antes de iniciar as atividades.
Inicialmente, este trabalho, apresenta a contextualização do estudo, onde consta a definição do tema, do problema e dos objetivos, tendo como objetivo geral desenvolver um plano de negócios que proporcione uma rentabilidade a mais em sua renda, levando em conta informações contábeis e econômicas na implantação da micro empresa de artesanato, dispondo assim de informações para o empreendedor.
2. CONTEXTUALIZAÇÃO DO ESTUDO
Neste capítulo um deste estudo apresenta a definição do tema, problema, caracterização da micro empresa que foi desenvolvido o plano de negócios, objetivos e justificativa, as quais estão relacionadas na sequencia.
2.1 Definição do Tema
O uso de produtos recicláveis significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra segundo ANSOFF, H.I.;MCDONNELL, (1993).
2.2 Caracterização da Micro Empresa
A partir da década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis aumentou significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países desenvolvidos. Muitos governos e ONGs estão cobrando de empresas posturas responsáveis: o crescimento econômico deve estar aliado à preservação do meio ambiente. Atividades como campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínio e papel, já são comuns em várias partes do mundo segundo SALIM (2005).
No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera uma renda complementar, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção.
Outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos informais que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio já são uma boa realidade nos centros urbanos.
Muitos materiais como, por exemplo, o
...