Desenvolvimento e adequação da empresa
Projeto de pesquisa: Desenvolvimento e adequação da empresa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Tonholo • 22/10/2014 • Projeto de pesquisa • 1.603 Palavras (7 Páginas) • 179 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Atualmente com o mercado competitivo as empresas precisam se destacar e para isso é indispensável um vasto conhecimento para se chegar a excelência.
O presente estudo mostra a Contabilidade no desenvolvimento e idoneidade de uma empresa. Será destacada a importância do contador como instrumento que auxilia a entidade coletando informações, reunindo dados e elaborando relatórios para suporte nas tomadas de decisões.
Além de exercer suas funções rotineiras como lançamentos, escrituração, controle fiscais entre outras, o profissional contábil está cada dia mais presente em todas as áreas de uma empresa. Devido a participação direta ele precisa estar sempre atualizado e focado no objetivo da organização que visa o lucro.
2 DESENVOLVIMENTO
Organização é um conjunto de esforços individuais amparados por máquinas ou equipamentos que facilitam a atividade, recursos financeiros e outros com a finalidade de alcançar determinados objetivos, enfim, são as empresas, instituições, associações, etc.
Organizar é constituir, dispor em ordem, atribuir responsabilidades a indivíduos dentro de uma organização e para melhor atuação desse ato existem as funções administrativas.
2.1 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
Para o sucesso de uma empresa sabemos que é preciso no mínimo de uma boa organização.
Para isso Henry Fayol, um dos teóricos clássicos da Ciência da Administração, foi o primeiro a definir as funções básicas de uma administração. Além de Fayol, também contribuíram para este conceito Henry Ford, Frederick Taylor e Max Weber.
Tais funções administrativas facilitam a visão e aplicação de procedimentos necessários para chegar a um objetivo dentro de uma empresa.
É necessário o administrador ter em mãos dados, informações e recursos para administrá-los de forma que possa atingir o propósito desejado. E para isso a colaboração de um profissional da área da contabilidade é de grande importância.
2.1.1 Planejamento
A melhor forma para chegar a um objetivo é planejar. Através do planejamento temos a possibilidade de traçar metas, avaliar e escolher os melhores procedimentos a serem empregados. Consiste em tomadas de decisões antecipadas com intenção de refletir no que deve ser feito a fim de minimizar erros.
É uma das principais funções administrativas, pois ao planejar definimos aonde chegar, o que deverá ser elaborado, de que maneira fazer e passos a serem seguidos.
2.1.2 Organização
Organizar é coordenar e reunir todos os recursos necessários para atingir um objetivo. Para melhor eficiência deverá seguir todo o planejamento inicialmente elaborado.
Cada organização deverá ter um organograma com os setores divididos, direcionando as responsabilidades aos indivíduos para melhor execução das tarefas.
2.1.3 Direção
Tendo o planejamento e os recursos organizados, é hora de direcionar o processo de trabalho através da ativação de pessoas ligadas ao processo com a finalidade de atingir o resultado final. Esse processo é a direção realizada através de comunicação, motivação, liderança, coordenação e ordem.
No decorrer dos tempos as funções de comandar e coordenar deram lugar para o termo dirigir no sentido de liderança, por estar associada a gestão de pessoas dentro de uma organização.
2.1.4 Controle
Controle é a vigilância sobre o que está sendo elaborado, mantendo um bom desempenho das pessoas e equipamentos. É observar o planejamento, a organização e o rumo do processo. Nesta etapa deve observar o sistema e verificar se segue conforme o planejado.
2.2 PATRIMÔNIO
Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade, seja ela pessoa física ou jurídica.
Temos diversas definições de Patrimônio que nos auxiliam. Para Padoveze (2000, p. 36) “é o conjunto de riquezas de propriedade de alguém [...]”.
Segundo o Conselho Federal de Contabilidade (2006, p. 19) o Patrimônio tem aspecto qualitativo e quantitativo. No aspecto qualitativo a natureza dos bens, direitos e obrigações são expressos em moeda enquanto no quantitativo tem-se a expressão em valores assumindo a posição do que seja valor.
Marion (2009 p. 37) define como conjunto de bens, direitos e obrigações pertencentes a uma pessoa ou empresa.
Bens são todos materiais tangíveis, intangíveis, móveis e imóveis que satisfazem a necessidade das pessoas e organizações. São itens indispensáveis do Patrimônio, pois através deles é possível vender, negociar, arrendar, etc.
Bens tangíveis são os materiais físicos que podemos ver e pegar como os computadores e equipamentos. Os intangíveis são intocáveis, impossível de ver e tocar como exemplo a marca de uma empresa.
Bens móveis são os que se movem, se deslocam, enquanto os imóveis como o próprio nome diz fica estabelecido no mesmo lugar como prédios e terrenos.
Direitos são todos os valores que a empresa tem a receber de terceiros como duplicatas e aluguéis.
Constituem obrigações para uma entidade todos os valores que ela tiver a pagar para terceiros. Neste caso entram os pagamentos referentes às compras a prazo.
2.3 ORIGENS DE RECURSOS
2.3.1 Capital Social
Capital Social é o investimento inicial feito pelos sócios na abertura de uma empresa. Ele está previsto em contrato ou estatuto que forma a participação dos sócios ou acionistas na entidade e compõe o Patrimônio Líquido.
2.3.2 Capital de Terceiros
Representa recursos vindos de terceiros utilizados para aquisição de ativos de propriedade da empresa. O Capital de Terceiros se torna uma obrigação futura para a organização.
2.4 ANÁLISE DE MERCADO
Como vimos neste texto, para o sucesso de uma empresa é necessário uma boa organização. É preciso de uma base sólida para se iniciar e manter no mercado, visto que hoje em dia a concorrência é grande.
Não é somente nos concorrentes que o empreendedor deve ficar de olho, também no planejamento e pesquisa da clientela, da variedade de fornecedores, definição do custo e venda dos produtos ou serviços oferecidos, localização do negócio, conhecimento
...