Desfio Profissional
Pesquisas Acadêmicas: Desfio Profissional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edivalda • 1/6/2014 • 1.524 Palavras (7 Páginas) • 455 Visualizações
O multiculturalismo e a problemática da diversidade cultural nas escolas é um tema muito atual e pertinente, tanto na sociedade como no contexto escolar. O docente por sua vez tem um papel muito importante a desempenhar neste âmbito intercultural, pois sua atitude, prática e formação permite perceber o que pode e o que está a ser feito para receber e integrar crianças de nacionalidades e culturas diferentes na escola e mostrar que a diversidade e o multicul-turalismo estão presentes no processo educativo.
Assim, o objetivo deste desafio é a valorização e o respeito às diversidades e o multicultura-lismo.
Desenvolvimento
Documento Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito e ás diversidades e ao multiculturalismo
Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96) Art3
I - Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
II - Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento a arte e o saber.
XI - Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
XII - Consideração com a diversidade Étnico Racional
ART4°
III - Atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, principalmente na rede regular de ensino.
IV - Acesso público e gratuito do ensino fundamental e mé-dio para todos que não concluíram na idade própria.
Parâmetros Curriculares Na-cionais (PCN) - Posicionar de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.
- Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocul-tural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações posicionando-se contra qualquer discrimina-ção baseada em diferenças culturais, de classes sociais, de crenças, sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.
- O ensino da história do Brasil levará em conta as contribui-ções das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e européia.
Diretrizes Curriculares Nacio-nais para a Educação das Re-lações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro - Brasileira e Africana. Art2º
1 - A educação das relações Étnico-Raciais tem por objetivo a divulgação e produção de conhecimentos, bem como de atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos quanto à pluralidade étnico-racial, tornando-os capazes de interagir e negociar objetivos comuns que garantam a todos o respeito aos direitos legais e valorização de identidade, na busca da consolidação da democracia brasileira.
2 - O ensino de história e cultura afro-brasileira e africana tem por objetivo o reconhecimento e a valorização de identi-dade, história e cultura dos afro-brasileiros, bem como a garantia de reconhecimento e igualdade de valorização das raízes africanas da nação brasileira, do lado das indígenas, européias e asiáticas.
Referencial Curricular Nacio-nal para Educação Infantil, Volume I.
Referencial Curricular Nacio-nal para Educação Infantil, Volume I. - O respeito à dignidade e aos direitos das crianças, conside-radas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas, etc.
- A socialização das crianças por meio de sua participação e inserção, nas mais diversificadas práticas sociais, sem dis-criminação de espécie alguma.
- Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e ponto de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvol-vendo atitudes de ajuda e colaboração.
- Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorização a diversidade.
Título: Escola casa do sol festa do dia dos pais 2011
Disponível em: Parte 1 - http://www.youtube.com/watch?v=X3F71nQlGSQ
Parte 2 - http://www.youtube.com/watch?v=w63IFTbedqE
Acesso em: 04/04/2014
Análise crítica
Fazendo um passeio pelos sites, percebi que existem diversas maneiras para transmitir conhe-cimentos relacionados à diversidade cultural e multiculturalismo em uma comemoração do Dia dos Pais ou das Mães, sejam por jogos, quadrinhos, tirinhas, desenhos, filmes e etc.
Assim, encontrei este vídeo citado acima que trabalha um pouco sobre estes temas.
Logo no início do vídeo na parte 1, os docentes fazem uma apresentação de todos os pais on-de podemos visualizar a diversidade étnica, diferentes classes sociais e diferentes faixa etárias, a qual nos faz refletir mais sobre a Interculturalidade. Na continuação do vídeo a apresentação da peça “A Branca de Neve e os Sete Anões” apresentada somente com a figura masculina, aborda a questão das diferenças culturais de sexo, mostrando que branca de neve não precisa necessariamente ser representada pela figura feminina.
Outro fator que contribui também foi à apresentação dos pais com as músicas e danças, de-monstrando as diferenças de épocas, apresentando os Menudos de décadas atrás e Justin Bie-ber mostrando os tempos atuais, revelando que a dança é um instrumento cultural carregada de uma linguagem universal. E na finalização do vídeo na parte 2 fica explícita a inclusão social, na exibição de uma música com várias crianças e algumas com necessidades educativas especiais.
Enfim, a diversidade cultural está presente diariamente no contexto brasileiro, expressado na música, dança, culinária, na nossa língua e entre inúmeras atividades em nosso cotidiano, por isso várias questões sobre a diversidade cultural e o multiculturalismo poderiam ser abordadas, pois o currículo escolar deve trabalhar em prol da formação de identidades, desafiadoras de preconceitos, abertas a esta pluralidade cultural, numa perspectiva de educação para a ci-dadania, para a paz, para a ética nas relações interpessoais e para a crítica
...