Design
Resenha: Design. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rodrigofbrandao • 12/10/2014 • Resenha • 269 Palavras (2 Páginas) • 243 Visualizações
Se eu fosse apenas usar a definição mais simples que eu encontrar seria a de Alexandre Wollner, um dos fundadores do design no Brasil: “Design é projeto” (“Alexandre Wollner e a formação do design moderno no Brasil” – NAIFY, Cosac ). Simples, mas vago, não?
Então vamos tentar algo um pouco mais complexo, usando a definição do autor do livro “Design, Uma Introdução“, Beat Schneider:
“(Design é) a visualização criativa e sistemática dos processos de interação e das mensagens de diferentes atores sociais.”
Agora ficou mais difícil de entender. Quando me pedem para definir o que é design, eu digo que é uma forma de comunicar uma ideia ou conceito, usando processos, elementos e princípios do design.
Mais perguntas surgem: quais seriam os processos, elementos e princípios do design? Vamos com calma. No final desta aula vou voltar a esta pergunta que ficará mais fácil de responder.
O que não é design?
É engraçado como esta pergunta é mais fácil de responder. Muitas pessoas começam no design com alguns pré-conceitos do que o designer faz, e acabam se decepcionando quando notam quanta teoria existe. Então vamos separar o joio do trigo de início para não dar falsas esperanças a ninguém.
Design não é saber utilizar o Photoshop, Illustrator, Blender, Gimp ou o Paint do Windows. Pra aprender design, não é necessário desenhar como o Leonardo da Vinci, pintar como Rembrandt ou esculpir como Michelangelo. O designer não necessariamente fica horas na frente do computador e, idealmente, ele só precisa usar o computador na etapa final do seu trabalho. Mesmo assim, existem designers que não utilizam o computador (exceto para escanear seu trabalho pronto para fazer cópias).
...