Destilação A Vacuo
Exames: Destilação A Vacuo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: thaisgomes92 • 7/10/2014 • 382 Palavras (2 Páginas) • 745 Visualizações
Revisão Bibliográfica
A destilação é uma operação que se caracteriza pela evaporação e posterior condensação de um líquido. Tem como objetivo separar, por ação da energia calorífica, substâncias voláteis de outras menos voláteis e visa também a separação de uma mistura de líquidos com pontos de ebulição diferentes. Para além da destilação simples, existem outros tipos de destilação muito usados, como a destilação a vácuo, que faz parte da série de operações de beneficiamento do petróleo durante o seu refino. (INFOPÉDIA, 2014).
Refinar petróleo é separar as frações desejadas, processá-las e transformá-las em produtos vendáveis. A primeira etapa do processo de refino é a destilação primária. Nela, são extraídas do petróleo as principais frações, que dão origem à gasolina, óleo diesel, nafta, solventes e querosenes (de iluminação e de aviação), além de parte do GLP (gás de cozinha). Em seguida, o resíduo da destilação primária é processado na destilação a vácuo. (GANGHIS, 2013).
O processo de destilação a vácuo tem por objetivo obter cortes básicos de lubrificantes a partir da destilação de resíduo atmosférico. Uma característica importante desse processo é que ele apresenta duas torres de destilação, para obter uma melhor separação entre os cortes. (DIAS, 2014). Durante o processo, o forno promove o re-aquecimento do resíduo atmosférico até a temperatura ideal para o fracionamento. Porém, pode ocorrer um efeito indesejado, a formação de coque devido a decomposição térmica do petróleo, onde o mesmo irá se depositar nas tubulações e no fundo da torre, a temperatura máxima de 400°C. A torre de destilação fraciona o RAT, Resíduo Atmosférico, produzindo frações que tenham possibilidade de processamento e geração de produtos de maior valor agregado, como GLP, gasolina, querosene e diesel. (CEZAR, 2010).
Além desses produtos, pode-se obter também o gasóleo, que é destinado a produção de lubrificantes ou ao craqueamento catalítico, onde esse gasóleo será transformado em GLP, gasolina e diesel. O resíduo da destilação a vácuo pode ser usado como asfalto ou na produção de óleo combustível . (GANGHIS, 2013).
...