Dia do Trabalho
Por: Vini Nucci • 4/5/2021 • Artigo • 316 Palavras (2 Páginas) • 100 Visualizações
No século XVIII houve a revolução industrial que transformou totalmente as relações entre empregador e empregado, além dos direitos do trabalhador que nem sempre eram respeitados por aqueles que os contratavam. Os horários de trabalho eram abusivos e não permitiam à classe operária uma rotina em que pudesse se dedicar a vida pessoal, já que na maior parte do tempo estavam em suas posições de trabalho.
Assim como as relações interpessoais não eram das melhores, após o período de abolição da escravatura e substituição da mão de obra escrava por imigrantes italianos, que vieram com a promessa de trabalho já que no país natal estavam também saindo de uma recessão econômica e deixou muitas famílias sem renda, dessa forma os patriarcas vinham para cá com a promessa de trabalho para poder enviar dinheiro para suas família que ficaram por lá.
Apenas em 1890 que o 1° de maio passou a ser discutido, já que o Brasil estava começando a se destacar no desenvolvimento industrial.
Mas foi lá em 1924 que o então presidente Artur Bernardes por conta da grande influência que os imigrantes europeus tinham sobre o governo decretou o feriado, isso após uma grande greve para reivindicar seus direitos.
O dia 1° de maio não só é uma data de descanso aos trabalhadores, mas também uma data para se ter ações voltadas à classe operária.
Mas é importante lembrar que os direitos que hoje são garantidos a todos os colaboradores foi instituído só em 1943 por Getúlio Vargas com a criação da CLT.
Em muitos países onde essa luta teve início não foi reconhecido como feriado, assim tendo somente a comemoração pelo dia do trabalhador, mas como dia útil.
E você, como vai comemorar esse feriado agora nesse momento de pandemia, não se esqueça, fique em casa se puder, use máscaras e álcool em gel para que possamos continuar a construção desse país cada dia melhor para que nós possamos viver.
...