Diagnostico Social
Monografias: Diagnostico Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 12cb • 8/9/2013 • 379 Palavras (2 Páginas) • 1.263 Visualizações
Trabalho de diagnóstico social no Caic prossegue
Equipe de técnicos da Secretaria de Assistência Social estão desde sábado (03) notificando moradores a comparecer para entrevista
O trabalho de diagnóstico social dos ocupantes da área da Vila Caic, onde serão erguidos os primeiros prédios das obras de urbanização de todo o complexo da Vila Esperança, por meio do PAC (Plano Aceleração do Crescimento), começou no sábado (3/08) e prossegue nesta segunda (5/08). A expectativa é que as entrevistas, que estão sendo realizadas no Cras (Centro de Referência em Assistência Social) da Vila Natal, na Rua dos Cravos, 399, terminem hoje (5/08).
As equipes estão dividias em dois grupos (de campo e de entrevista). O primeiro grupo, com apoio da Comdec (Comissão Municipal de Defesa Civil), faz a notificação das famílias em cada um dos barracos. Quem está presente no momento da abordagem recebe o documento em mãos. As moradias que são encontradas vazias são anotadas e o documento é afixado ou colocado por baixo da porta.
Em cada notificação é anotado um horário de atendimento no Cras e o morador é orientado sobre quais os documentos precisa apresentar. No local de atendimento, o morador é entrevistado por um assistente social. O objetivo da entrevista é fazer a identificação completa de cada família. Com isso será possível cruzar os dados com cadastros, como o Cadastro Único de Assistência Social (Cade), Bolsa Família, PAT e outros dos Governos Estadual e Federal.
Através das entrevistas, a Prefeitura também poderá saber se o morador está ou já esteve inscrito em programas habitacionais e se já foi contemplado em algum deles. Outros objetivos são: saber há quanto tempo a família reside no bairro, o tamanho de cada grupo familiar e sua situação socio-econômica.
Caso não seja finalizado ainda nesta segunda (5/8), conforme previsão, os trabalhos devem continuar na terça, no mesmo local.
A Administração Municipal, ressalta que não serão permitidos novos cadastros para os conjuntos habitacionais já existentes porque o projeto está congelado. As famílias comprovadamente cubatenses serão cadastradas para projetos habitacionais futuros, mas em nenhuma hipótese serão incluídos no programa em curso financiado pelo PAC ou receberão auxílio-moradia. O apoio da comunidade da Vila Esperança é fundamental para o sucesso do projeto de urbanização. Ela é a grande beneficiária da urbanização e a mais prejudicada com seu atraso ou interrupção.
...