TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnostico Social

Ensaios: Diagnostico Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  2.984 Palavras (12 Páginas)  •  730 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

A presente produção textual individual, tem o objetivo de apresentar dados referentes a localização do município de Palmeira dos Índios, sendo, portanto, a localidade de vivência do acadêmico, buscando pro meio de pesquisa em meios de comunicação e ao mesmo tempo dados obtidos para apresentação dos resultados que se seguem. Há de se considerar que o município mencionado é uma cidade considerada a terceira maior do Estado de Alagoas em número de habitantes, cultura e também por ser um município de raízes indígenas, onde conta com sete aldeias da etnia Xucuru kariri e remanescente de Quilombolas na qual tem o reconhecimento da FUNAI e Ministério da Justiça.

Portanto, as abordagens mencionadas foram obtidas através de pesquisa formalmente concedida por profissionais ligados ao assunto, principalmente na Secretaria de Ação Social. Ao mesmo tempo releva-se a importância da aquisição do conhecimento para o pleno exercício da profissão futuramente necessário para contribuir na informação.

Portanto, trata-se de um texto bibliográfico onde se buscará no objeto de estudo a contribuição de renomados teóricos, de acordo o ponto de vista de cada um dos citados. Assim, espera-se alcançar o almejado, esperando que esta produção textual contribua para o conhecimento e compreensão do leitor.

DESENVOLVIMENTO

Diagnóstico Social do Município de Palmeira dos Índios, Estado de Alagoas

1-Indicadores Sociais

O município de Palmeira Dops Índios, está situado na região agreste do Estado de Alagoas, com uma população segundo o último censo demográfico IBGE/2010, (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de aproximadamente 70.368 (setenta mil, trezentos e sessenta oito) habitantes, apresenta uma área da unidade territorial de 452.706 km2, densidade demográfica 155,44 hab/km2, tem como código o número 2706307, com gentílico Palmeirense, que atual tem como gestor público o senhor James Ribeiro Sampaio calado Monteiro, na qual segue em seu segundo mandato, eleito pela maioria dos votos da população da cidade.

O IDH (Índice de desenvolvimento social), nos últimos anos a expectativa de vida da população tem apresentado melhora, tendo em vista a abrangência dos benefícios sociais e dos programas sociais como Bolsa Família do governo federal que muito tem contribuído para a melhoria da qualidade de vida das camadas de baixa renda. Outro fator também são as ações desenvolvidas pela Secretária de Ação Social, através do CRAS (Centro de Referência e Assistência Social), que tem desenvolvido perante a gestão um trabalho conjunto e em parceria visando a abrangência dos projetos e programas sociais que muito tem contribuído para a população, na qual apresenta uma condição favorável de sobrevivência e aquisição de bens e consumo, como é o caso do Programa Minha Casa Minha Vida, que beneficiou moradores que não possuíam casa própria.

O Programa de habitação tem crescido a adesão de famílias que atualmente contam a casa própria graças a parceria do governo municipal, federal e estadual que tem investido em ações de habitação, sempre visando a melhor qualidade de vida. Atualmente estão previstas mais um lote de moradias que irão beneficiar 450 (quatrocentos e cinqüentas), novas casas, sempre em prol do atendimento as famílias principalmente de baixa renda e cadastradas no Programa Bolsa Família. O sucesso do atual governo em atender a um déficit de moradia no município, pois, desde então, a questão de moradia era sem dúvida um dos graves problemas enfrentados pela população palmeirense, tendo em vista os graves problemas enfrentados perante a falta de moradia. Nesta questão o atual gestor tem se esforçado para amenizar esta questão social, procurando cumprir as promessas de campanhas e o compromisso em resolver a questão de moradia do município. Outras 825 (oitocentas e vinte e cinco), unidades estão sendo construída, apresentando fase de conclusão que também irá suprir as necessidades de moradia no município. Com isto, percebe-se que quanto a moradia a população estar sendo beneficiada, já que o programa minha casa minha vida atende a população menos favorecida. Com a aquisição da moradia a parceria com CEF/Al (Caixa econômica federal de Alagoas), vem demonstrando interesse em realizar em curto prazo o financiamento dos imóveis com prestações a altura da renda familiar, no que para muitos tem sido uma vitoria conquistar a casa própria.

Educação

No tocante a educação, o número de alunos matriculados na rede municipal de ensino é em torno de 16.000 (dezesseis mil) alunos, apresentando um superávit na oferta de vagas, com o crescimento de escolas modernizadas e equipadas conforme exige o sistema de educação. Visualiza-se também a construção de novas creches, onde as famílias deixam os filhos em tempo integral para se dirigir ao seu local de trabalho, com total segurança, alimentação, cuidados, pois, o quadro de professores, ou seja, educadores são treinados e capacitados com formação específica em Pedagogia e em sua grande maioria Pós-Graduados em Psicopedagogia, onde o objetivo maior da secretaria de educação é o bem estar social das crianças da educação infantil.

Atualmente o município oferta as modalidades de creches, Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, EJA, (educação de jovens e adultos), como também o Programa Mais Educação onde os alunos permanecem na escola por tempo integral, recebendo atenção e formação social e cidadã. O programa Mais Educação, desenvolve ações sociais, culturais, folclóricas, esportivas visando a sociabilidade do aluno e a inclusão social. Neste programa os alunos assistidos em tempo integral, freqüentam aulas de computação, dança, considerando as raízes culturais e a realidade da escola.

A Educação de Jovens e Adultos atendem alunos do primeiro segmento, isto é, educação para jovens e adultos ofertando o processo de alfabetização e produção de conhecimentos a partir das experiências de vida dos alunos onde recebem total apoio da Secretaria de Educação, através do programa Brasil Alfabetizado, buscando minimizar o índice de analfabetismo do município, proporcionado educadores formados especificamente para lidar com esta população com o intuito de promover uma melhor qualidade de vida e melhor campo de trabalho. Oferta também o EJA segundo segmento que atende alunos jovens e adultos que estão fora da escola, levados pela idade e pela interrupção dos estudos, considerando os fatores sociais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com