TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didatica

Seminário: Didatica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  Seminário  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 2

A disciplina em relação ao ensino é um conjunto de conhecimentos com suas características próprias e métodos particulares de trabalho. Nesse sentido corresponde à matéria de ensino, conteúdo ou componente curricular.

Em relação ao aluno, é uma regra de conduta ou um conjunto de normas de comportamentos que podem ser impostas do exterior (heterodisciplina),

ou que podem ser impostas do exterior (heterodisciplina) ou podem ser aceitas livremente pela criança, regulando seu comportamento (autodisciplina).

É consequência da organização total da escola, isto é, do modo como a escola está organizada, e também o reflexo da relação que se estabelece entre professor e o aluno. O aluno só projeta normas de comportamento se ele as prática no seu dia a dia.

Algumas sugestões que podem ajudar o professor a orientar a conduta de seus alunos para o desenvolvimento daautodisciplina: Estabeleça, em conjunto com os alunos, os padrões de comportamento a serem seguidos, permitindo que eles analisem e discutam as normas de conduta propostas, expressando sua opinião a respeito de cada uma delas e contribuindo com sugestões.

Use procedimentos positivos de orientação da conduta visando sempre desenvolver o autoconceito positivo dos alunos.

Procure explicar a razão de ser das regras conduta adotada, mostrando por que elas necessárias. No caso de uma repreensão particular, explique ao aluno por que o comportamento é inadequado.

Respeite e leve em conta a história pessoal do aluno. Incentive e permita que os alunos participem ativamente da organizaçãoescolar e da dinâmica da sala de aula. Apresente atividades desafiadoras. Proporcione atividades de expressão oral. Distribua funções e divida tarefas.

O professor precisa e deve orientar a conduta dos alunos, de forma compreensiva, mas com atitudes seguras. Não há fórmulas prontas, pois tudo depende da situação e da postura de cada professor.

Conclusão:

O professor não pode motivar o aluno para aprender, mas pode incentivá-lo e para isso pode utilizar-se de diferentes recursos, no decorrer da aula. Direção de classe é a organização e apresentação das situações de ensino de forma a facilitar a realização da aprendizagem e a construção do conhecimento pelos alunos. O professor pode agir de forma diretiva ou não a depender do contexto.

“Motivação para aprendizagem”

A motivação pode ser entendida como o aspecto dinâmico da ação: é o que leva o sujeito a agir, ou seja, o que o leva a iniciar uma ação, aorientá-la em função dos objetivos estabelecidos, a decidir o seu prosseguimento e finalização. É, portanto, o processo que mobiliza o organismo para a ação, a partir de uma relação estabelecida entre o ambiente, a necessidade e o objeto de satisfação. Pode ser entendida como um desejo, uma intenção, uma predisposição à ação; uma força propulsora que induz o sujeito a realizar atividades. Ao identificar e aproveitar o “motivo” que atrai a criança, aquilo que ela gosta ou se interessa, como meio de chamar-lhe a atenção ou seduzi-la como forma de engajá-la no ensino, o professor estará incentivando-a a aprender, ou privilegiando osinteresses da criança no ato de ensinar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com