Diga não Ao Bullying
Pesquisas Acadêmicas: Diga não Ao Bullying. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 1216686 • 19/10/2014 • 1.944 Palavras (8 Páginas) • 320 Visualizações
• Pergunta 1
0,5 em 0,5 pontos
As Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação de Pedagogia de 13/12/2005 têm como finalidade organizar o curso em três eixos estruturantes, os quais podemos identificar como:
Respostas: a.
Planejamento, avaliação e formação.
b.
Docência, gestão e pesquisa.
c.
Docência, formação continuada e avaliação.
d.
Gestão, pesquisa e avaliação.
e.
Formação, conhecimento da escola, relações de trabalho.
Feedback da resposta: Conforme a Resolução CNE/CP 1/2006, o curso de Pedagogia se organiza em três grandes eixos nesta instituição, na respectiva ordem de importância: docência, gestão e pesquisa.
• Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
Em sua trajetória histórica, o curso de Pedagogia gerou uma série de polêmicas em função das dúvidas sobre a necessidade ou não de sua criação. Entre essas dúvidas, pode-se citar:
I- Se o curso deveria ter um conteúdo próprio e exclusivo que pudesse justificar sua existência.
II- Qual seria a identidade profissional ou quais seriam as características exclusivas do profissional formado.
III- Não havia uma exigência no mercado em relação ao diploma de bacharel em educação.
IV- Faltava um conteúdo próprio para justificar a criação de mais um curso superior.
Estão corretas as afirmações:
Respostas: a.
I, II, III e IV.
b.
I, III e IV.
c.
II e III.
d.
I e II.
e.
II, III e IV.
Feedback da resposta: A trajetória do curso de pedagogia foi marcada por dilemas em função de leis e resoluções, algumas com dupla interpretação, que alteraram constantemente a estrutura do curso ao longo da sua história, num movimento de avanços e retrocessos.
• Pergunta 3
0,5 em 0,5 pontos
Leia o texto e responda:
Um belo dia, Davis Byrne, o cérebro da extinta banda norte-americana Talking Heads, resolveu fazer uma canção chamada Nothing but flowers – Nada além de flores – para tentar descrever as sensações que o homem experimentaria se, privado das maravilhas do mundo moderno, tivesse de retornar ao estilo de vida que a natureza lhe oferecia há 30 ou 40 mil anos.
No início, Byrne se diverte com a delirante hipótese. Vê a si mesmo como um novo Adão, livre nos Jardins do Éden. E, evidentemente, fica feliz da vida por ter todo o tempo do mundo para não fazer nada ao lado da belíssima Eva.
De repente, começa a sentir saudade do micro-ondas, dos shoppings centers, dos letreiros luminosos de Nova Iorque e até da Pizza Hut e do 7-Eleven – duas das mais tradicionais redes americanas de fast-food.
Da saudade à insatisfação é um pulo e, em um segundo, Byrne compreende ser impossível viver sem os referenciais que, mal ou bem, ajudaram a moldar sua identidade.
Quando a canção Nothing but flowers começou a ser tocada, houve quem taxasse o trabalho de Byrne como “antiecológico”. Nada mais falso. Na verdade, o artista fez uma radiografia perfeita de como a tecnologia nos transformou, atendendo (ou criando) novas necessidades.
Interpretando esse texto, responda à questão, escolhendo as alternativas que nos apontam as mudanças ocorridas na vida moderna por conta da tecnologia:
I- Não podemos mais fugir e tampouco conseguimos viver sem as tecnologias que nos oferecem minimamente conforto.
II- Apesar das mudanças ocorridas na sociedade, os educadores devem continuar com o modelo de educação tradicional, insistindo na quantidade de conteúdos desenvolvidos.
III- O processo de aprendizagem do conhecimento está pronto e, portanto, não precisa se enriquecer com a experiência da tecnologia e da informática.
IV- É preciso estar atento às novas gerações, pois elas nos ensinam uma linguagem numa velocidade muito superior a nós e com elas aprendemos.
Está correto o que se afirma em:
Respostas: a.
I, II, III e IV.
b.
I, III e IV, somente.
c.
I e II, somente.
d.
I e IV, somente.
e.
II e III, somente.
Feedback da resposta: No texto que acabamos de ler, percebemos muito claramente uma realidade da qual não podemos fugir: não conseguimos mais viver sem a tecnologia, seja no banco, no supermercado, em casa, no trabalho e, principalmente, na escola. Nossos alunos obtêm informações numa velocidade muito superior a nós, seus professores. Ser educador é ensinar e aprender e, quando o tema é tecnologia,
...