Dinheiro No Tempo
Dissertações: Dinheiro No Tempo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: IVIV • 7/4/2014 • 319 Palavras (2 Páginas) • 500 Visualizações
Por que o dinheiro tem valor diferente ao longo do tempo?
Muitas coisas mudam ao longo do tempo, e uma delas é o dinheiro, que é uma forma de moeda usada para comprar bens, serviços entre outros.
A moeda hoje é um resultado de uma longa evolução. No início se praticava a troca de mercadoria por mercadoria, sem levar em conta o valor a ser permutado, era de acordo com a necessidade de cada um. Mas com o passar do tempo viram que a os objetos poderiam ser trocados ou negociados por valores, levando em conta a possibilidade de ganho (lucro). Surge então às primeiras moedas, uma forma de garantia de pagamento pelo consumo.
Existem vários tipos de moedas no mundo como o dólar, euro, peso, libra, real, o iene entre outras.
No Brasil o dinheiro (moeda), passou por diferentes valorizações ao longo do tempo. O primeiro que passou a valer como dinheiro, foi o açúcar (réis), depois veio o cruzeiro, cruzeiro novo, cruzado, cruzado novo, cruzeiro real e o atual real.
Mas por que o dinheiro tem valor diferente ao longo do tempo? O custo do dinheiro no tempo relaciona-se a ideia de que, ao longo do tempo, o valor do dinheiro muda em função da oportunidade de aplicação, analisar o método de investimento, para obter uma remuneração sobre o valor de investido, ou seja, o dinheiro sofre o efeito do tempo.
Ele tem uma ligação com o campo das finanças e por isso sofre alterações, por ter uma tão dependência da economia, a inflação, riscos existentes no mercado e preferencia pela liquidez.
Por tanto o dinheiro que guardamos ou utilizamos como investimento hoje, o valor presente, sempre sofre um reajuste, o valor futuro, podendo ser positivo, aumentar através de juros ou negativo, perder valor em função da desvalorização em um determinado período. O que devemos observar é a situação da economia mundial, que não para e por isso o dinheiro não para no tempo
...