Direção de Atores Limiar do Subconsciente
Por: Rogério Afonso • 4/12/2020 • Monografia • 385 Palavras (2 Páginas) • 191 Visualizações
Limiar do Subconsciente
CAP3/
-começa com discussão sobre o ultimo exercicío de Torstov (Kóstia sentado) "concentrar em seu próprio corpo e se livrar desta tenção|| logo depois canalize em uma circunstância da cena"
-explica o porque == leva o ator a explorar o ato criador até o seu limite, colocando o involuntariamente o subconsciente em comando (o limiar do subconsciente)
-diz que colocando atores tão jovens/ inexperientes nesse ponto, vai de desacordo como maioria dos professores da época. Mas aconselha que façam sempre. Para passar a amar esse estado,
e sempre buscarem atingi-lo.
-alunos pedem formas técnicas para atingi-lo
-buscar formas de facilitálo, e saber quais são os impecilios
Impecilios::
-trabalhar em público -- alcançar um estado criador o mais rapido possível, e dar um pequeno estímulo (que tenha ligação com o superobjetivo)
-indefinição (no tema da peça, ou objetivo do personagem) -- apenas esclarecer o que não estiver nítido
-limitações naturais do ator (ex:cômico representar tragédia) -- estudar a correlação entre você e a sua arte
-trabalho excessivo (dar expressão a algo que não existe em você) -- apenas indicar que tanto esforço não é necessário
Facilitantes::
-SuperObjetivo e A Linha Direta de Ação
-alunos perguntam porque? (pede que Kóstia e Paulo interpretem os versos iniciais de IAGO E OTELO)
-perguntou o objetivo (objetivos dos atores eram desconexos)
-refazer com uma cena adicional (o objetivo é ofuscado por outro, mais importante na narrativa)
-kóstia se sente inseguro na hora de dizer o ESSE IMPORTANTE objetivo (porque pensa nos objetivos finais da peça) eles não interrompe? /felicidade acaba, ciúme começa/
-Torstov diz, não interrompe ele compõe. Porque assim como na vida real, os objetivos mudam, e essas mudanças devem ser constrastadas (evidenciadas) pelos atores
-assim pede que façam uma parte maior ainda da peça, traçando todos em conjunto um nome para o objetivo da cena
-CONCLUSÃO
, que se trabalharem desta forma : os objetivos menores serão absorvidos pelos menores == traçando guias da linha direta de ação
e esse superobjetivo não intencionalmente recolhe todos os menores,
fazendo com que o ações menores na atuação, sejam guiadas pelo subconciente - NATURAIS
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