Direito Civil II
Exam: Direito Civil II. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunamolles • 9/4/2014 • Exam • 553 Palavras (3 Páginas) • 251 Visualizações
Caso Concreto 1
Da leitura do material didático, autor Flávio Tartuce, p. 03-39, responda:
a) É correto afirmar que as normas de Direito Obrigacional são hoje as que mais se aplicam com frequência? Explique sua resposta.
Não existe nenhum dado estatístico o qual defina isso, as normas de direito em geral são muito aplicadas no nosso cotidiano.
b) Os princípios da eticidade e da socialidade se aplicam ao direito obrigacional? Ao responder, explique os princípios.
Sim. O princípio da eticidade tem como consequência necessária boa-fé objetiva, e significa que os indivíduos devem agir em boa-fé nas relações de caráter civil, conforme os artigos 421 e 422 do CC. O princípio da socialidade é aquele que impõe prevalência dos valores coletivos sobre os individuais, respeitando os direitos fundamentais da pessoa humana. Ex: princípio da função social do contrato, da propriedade.
c) Há diferença entre obrigação, dever, responsabilidade, ônus e estado de sujeição? Explique sua resposta e dê um exemplo de cada situação.
Sim, há diferença.
Obrigação – em direito civil caracteriza-se como um vínculo jurídico patrimonial entre credor e devedor, cujo objeto consiste numa prestação de dar, fazer ou não fazer.
Dever- Este não carece da sujeição de uma das partes. O dever refere-se a uma alta probabilidade da concretização de um determinado comportamento,
através da análise da interação entre a parte e a situação e a previsão de seu desenrolar. Aprecia o resultado do livre-arbítrio individual e não tenta
influir decisivamente neste, no que se diferencia da obrigação.
Responsabilidade - Distingue entre a obrigação do devedor no sentido de cumprir o que estipulou com o credor (num contrato) e a obrigação de reparar o dano causado
por ação ou omissão voluntária, conforme artigo 391 do CC.
ÔNUS – São responsabilidades tomadas pelo sujeito, para seu interesse próprio onde o mesmo será o único beneficiado ou prejudicado.
Estado de sujeição - Sujeição é a obrigação de fazer, sujeitar-se a um direito potestativo. Onde uma das partes encontra-se na posição de poder,
e outra, em estado de submissão.
Caso Concreto 2
Identifique as fontes das seguintes obrigações:
1. Obrigação alimentar decorrente de parentesco. – Fonte da lei, fundamentada no artigo 1566 do CC.
2. Obrigação de indenizar uma pessoa que foi atropelada. – Fonte da lei, atropelar alguém é ato ilícito (artigos 186 e 927 do CC). A consequência é uma obrigação que nasce da lei.
3. Pagar uma recompensa. – Fonte de vontade, nasce uma manifestação unilateral de vontade para pagar a recompensa, por livre e espontânea vontade.
4. Pagar o café comprado na cantina durante o intervalo. – Manifestação de contrato bilateral, obrigação que decorre de uma vontade.
5. Pagar
...