Direito Legislativo
Casos: Direito Legislativo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 17/3/2014 • 433 Palavras (2 Páginas) • 294 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL
ENGENHARIA ELETRÔNICA
TURMA 3AN
AVA
DIREITO E LEGISLAÇÃO
JAIRO RODRIGUES TOZI RA: 6275253523
PROFESSORA: LURDES KEIKO OYAMA
SÃO BERNARDO DO CAMPO
MARÇO DE 2014
FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL
ENGENHARIA ELETRÔNICA
TURMA 3AN
AVA
DIREITO E LEGISLAÇÃO
JAIRO RODRIGUES TOZI RA: 6275253523
PROFESSORA: LURDES KEIKO OYAMA
SÃO BERNARDO DO CAMPO
MARÇO DE 2014
Regime Presidencialista
O regime presidencialista apresenta em minha opinião diversas vantagens, entre elas a separação entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Neste regime presidencialista, o poder executivo (governo) não pode ser, exceto em casos especiais, demitido pelo poder legislativo (assembleia). Os governos são automaticamente estáveis. Não dependem da existência ou não de uma maioria no congresso para continuarem exercendo suas funções, apesar de que com a maioria no congresso é muito mais fácil governar. O poder emana do povo e deve ser utilizado em favor deste.
No regime presidencialista a assembleia pode de uma forma efetiva, controlar as ações do executivo. Os deputados, de qualquer partido, podem livremente criticar o presidente e as suas decisões, sem medo de com isso estarem a causar uma crise política. Neste regime, o povo escolhe de forma clara e independente os seus deputados, senadores (poder legislativo) e o seu governo (poder executivo). Os deputados podem ser eleitos por um sistema proporcional (regra do partido); o governo tem que, evidentemente, ser eleito por um sistema de maioria. As pessoas sabem o que estão a escolher, ou deveriam saber, e os seus representantes seja no poder executivo ou legislativo, tem um período de mandatos pré estabelecido, e caso não cumpram suas funções de uma forma adequada podem não serem eleitos novamente, pois dependem da escolha do povo.
Apesar de todos os problemas que enfrentamos no Brasil com relação ao presidencialismo, como corrupção, tráfico de pode, abuso de autoridade, entre outros. Sem dúvida alguma o regime presidencialista é o melhor modelo de governo que podemos ter, pois é democrático e visa o bem está do povo.
...