Direito Tributario L
Pesquisas Acadêmicas: Direito Tributario L. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: T21P24 • 3/12/2014 • 1.496 Palavras (6 Páginas) • 329 Visualizações
OFICINA DE REFORÇO – DIR.PROCESSULA CIVIL
PROFª LIANE LINHARES
TEMA: COMPETÊNCIA
1ª QUESTÃO: O foro contratual pode modificar a competência em razão:
a) da hierarquia e da matéria.
b) do valor, apenas.
c) do território, apenas.
d) da hierarquia, apenas.
e) do valor e do território.
2ª QUESTÃO: Sobre a competência civil, assinale a alternativa correta.
a)Compete à Justiça Federal julgar as causas em que a União, entidades autárquicas, empresas públicas e sociedade de economia mista figurem na condição de autora, ré, assistente ou oponente.
b)Tratando-se de ação fundada em direito real sobre imóveis é obrigatoriamente competente o foro da situação da coisa (rei sitae).
c)Há competência exclusiva da justiça brasileira quando: o réu, qualquer que seja a sua nacionalidade, estiver domiciliado no Brasil; e, quando forem ações relativas a imóveis.
d)A ação intentada perante tribunal estrangeiro induz litispendência, sempre que no juízo nacional houver ação com mesmas partes, causa de pedir e pedido.
e)Determina-se a competência no momento em que a ação é proposta, sendo irrelevantes as modificações do estado de fato ou de direito ocorridas posteriormente.
3ª QUESTÃO: Assinale a alternativa CORRETA:
a) A competência em razão da matéria poderá modificar-se pela conexão ou continência.
b) Determina-se a competência no momento em que a ação é proposta. São relevantes as modificações do estado de fato ou de direito ocorridas posteriormente, salvo quando suprimirem o órgão judiciário ou alterarem a competência em razão da matéria ou da hierarquia.
c) A incompetência relativa deve ser declarada de ofício e pode ser alegada, em qualquer tempo e grau de jurisdição, independentemente de exceção.
d) A competência em razão da matéria e da hierarquia é inderrogável por convenção das partes; mas estas podem modificar a competência em razão do valor e do território, elegendo foro onde serão propostas as ações oriundas de direitos e obrigações.
4ª QUESTÃO: Considerando as regras do Código de Processo Civil pertinentes à competência, marque a alternativa CORRETA:
a) Nas ações de reparação do dano sofrido em razão de delito ou acidente de veículos, será competente o foro do domicílio da vítima ou do local do dano.
b) As pessoas jurídicas de direito público têm foro privilegiado, por isso, nas ações propostas por essas pessoas, a competência é determinada pelo foro do local onde funcionem as respectivas administração e vara privativa.
c) Não é competente a autoridade judiciária brasileira quando o réu, mesmo domiciliado no Brasil, seja de outra nacionalidade.
d) O foro de eleição vincula as partes e determina a competência do juiz para solucionar o litígio gerado pelo contrato. Assim, a ação será proposta perante o foro eleito; caso isso não ocorra, o juiz deverá, de ofício, declinar de sua competência.
5ª QUESTÃO: Para as ações em que o espólio for réu, se o autor da herança não tinha domicílio certo e possuía bens em lugares diferentes, é competente o foro:
a) do lugar em que ocorreu o óbito.
b) da situação de quaisquer dos bens.
c) do local em que residir o maior número de herdeiros
d) do domicílio do autor.
e) do local em que situarem a maior parte dos bens.
6ª QUESTÃO: Em relação à competência, assinale a alternativa incorreta.
a) compete exclusivamente ao juiz de direito processar e julgar o processo de insolvência.
b) a ação fundada em direito pessoal e a ação fundada em direito real sobre bens móveis serão propostas, em regra, no foro do domicílio do réu.
c) a ação em que o incapaz for réu se processará no foro do domicílio de seu representante.
d) as ações em que o ausente for réu correm no foro de seu último domicílio.
e) o foro da Capital do Estado ou do Território é o competente para as causas em que a União e Empresas Públicas forem autoras, rés ou intervenientes.
7ª QUESTÃO: Sobre a exceção de incompetência relativa, é correto afirmar que:
a) o incidente é processado em preliminar de contestação.
b) deve ser oferecida no prazo de 10 dias, contado do fato que ocasionou a incompetência.
c) sendo recebida a exceção, o processo ficará suspenso, mas voltará a correr após 30 dias, sem que ainda não exista pronunciamento final sobre a exceção.
d) o juiz poderá indeferir a petição inicial da exceção, quando manifestamente improcedente.
e)nela não se admite produção de prova testemunhal, devendo a prova ser pré-constituída.
8ª QUESTÃO: A incompetência em razão da matéria:
a) não pode ser declarada pelo juiz de ofício.
b) acarreta a nulidade da prova, que deverá ser renovada perante o juízo competente.
c) deve ser arguida pelo réu como preliminar na contestação.
d) não pode ensejar conflito positivo de competência.
e) só pode ser arguida através de exceção.
9ª QUESTÃO: No que concerne à competência no âmbito do direito processual civil, assinale a opção incorreta.
a) A incompetência relativa é arguida por exceção, deve ser alegada pelo réu na primeira oportunidade que se manifestar nos autos, sob pena de preclusão e consequente prorrogação de competência do juiz competente.
b) A incompetência absoluta é matéria de ordem pública, arguida em preliminar de contestação, podendo ser averiguada pelo juiz de ofício.
c)
...