Disjuntor DR
Trabalho Universitário: Disjuntor DR. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: victorpa • 7/4/2014 • 1.033 Palavras (5 Páginas) • 549 Visualizações
DISJUNTORES DR
( POUCO CONHECIDO MAIS DE GRANDE UTILIDADE )
Proteção contra correntes de fuga à terra em instalações elétricas de baixa tensão
Os Dispositivos DR, Módulos DR ou Disjuntores DR de corrente nominal residual até 30mA, são destinados fundamentalmente a proteção de pessoas, enquanto os de correntes nominais residuais de 100mA, 300mA, 500mA, 1000mA ou ainda superiores a estas, são destinados apenas a proteção patrimonial contra os efeitos causados pelas correntes de fuga a terra, tais como: consumo excessivo de energia elétrica ou ainda incêndios.
NO MODO POPULAR O DISJUNTO DR FUNCIONAR ASSIM: SE UMA PESSOA COLOCAR O DEDO NA TOMADA,ELE PERCEBE UMA FUGA DE ENERGIA A TERRA E DESARMA . EVITANDO ASSIM UM ACIDENTE SERIO E ATE A MORTE. OU CASO UM FIO ESTEJA DESCASCADO E ENCOSTE NA PAREDE OU EM UMA ESTRUTURA METÁLICA ELE PERCEBE A FUGA DA ENERGIA E DESARMA.
Geradores de energia
Gera corrente contínua, transformando energia mecânica em energia elétrica através da indução eletromagnética.
Funcionamento do gerador elétrico
Agora vamos levar esse mesmo raciocínio para o funcionamento de um gerador elétrico. No artigo sobre corrente elétrica, mostramos que para ter um movimento ordenado de cargas elétricas, é necessário uma diferença de potencial que é obtida por um dispositivo muito conhecido por nós: o gerador elétrico.
Os geradores elétricos aparecem diariamente nas mais diferentes formas, como pilhas domésticas, baterias de automóveis e também no interior das grandes usinas geradoras de eletricidade. O papel deles no circuito elétrico é muito similar ao da bomba de sucção citada no início do artigo.
Pólos positivo e negativo
Sabemos que um gerador possui dois pólos, um positivo e outro negativo, ou seja, um pólo de maior e outro de menor potencial elétrico. Quando ligamos os terminais de um circuito nos pólos do gerador, teremos um movimento ordenado de cargas elétricas, isto é, a corrente elétrica. O gerador tem como função levar as cargas elétricas negativas para o pólo negativo da bateria, ou seja, um lugar em que essas cargas nunca chegariam naturalmente. Feito isto, elas irão fluir por meio do circuito na direção dos potenciais mais elevados.
Observe que algo muito parecido ocorre com a bomba de sucção, pois ela está elevando a água para pontos aos quais ela nunca chegaria naturalmente, como é o caso da caixa d'água. E, a partir daí, ela é distribuída automaticamente pela força da gravidade fazendo com que chegue a pontos de menor energia potencial.
Equação característica e o símbolo do gerador elétrico
Como já foi dito acima, existem dois pólos no gerador: o positivo e o negativo. Quando um circuito é ligado a esses pólos, ele foi ligado a uma diferença de potencial que será de agora em diante simbolizada pela letra U. O símbolo de um gerador em um circuito elétrico é dado pela seguinte figura.
O E é a força eletromotriz que, na verdade, é a diferença de potencial do gerador quando ele não está ligado ao circuito, ou seja, para um gerador em aberto temos queU = E. Quando o ligamos a um circuito, teremos a diferença de potencial U menor que a força eletromotriz E. Isto acontece porque o gerador apresenta uma resistência elétrica que é definida como resistência interna r.
A diferença de potencial lançada no circuito será a diferença entre a força eletromotrizE pela diferença de potencial que foi aplicada na resistência interna no gerador. Desse raciocínio, temos a equação característica do gerador.
U=E−r.i
Observe que o termo r.i da equação, na verdade, é a primeira Lei de Ohm aplicada na resistência interna do gerador.
O gerador em curto-circuito
O gerador é posto em curto-circuito quando os seus pólos são ligados diretamente por um fio condutor de baixa resistência.
...