Dissertaçao De Mestrado
Exames: Dissertaçao De Mestrado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mandrade160206 • 2/4/2014 • 1.804 Palavras (8 Páginas) • 402 Visualizações
Login
Cadastro
Metodologia Científica
Enviado por: Luiz Solino | 7 comentários Arquivado no curso de Ecologia na UFMT
Download
denunciar
(Parte 1 de 6)
Metodologia da Pesquisa Científica: texto para estudo
Ermelinda Maria De-Lamonica-Freire
Ciência: o que é?
Trata-se do estudo, com critérios metodológicos, das relações existentes entre causa e efeitos de um fenômeno qualquer, no qual o estudioso se propõe a demonstrar a verdade dos fatos e suas aplicações práticas.
É uma forma de conhecimento sistemático, dos fenômenos da natureza, dos fenômenos sociais, dos fenômenos biológicos, matemáticos, físicos e químicos, para se chegar a um conjunto de conclusões verdadeiras, lógicas, exatas, por meio da pesquisa e dos testes.
Qualquer assunto que possa ser estudado pelo homem pela utilização do método científico e de outras regras especiais do pensamento.
Em Oliveira (2000, p. 49), encontram-se diversos conceitos de Ciência:
“Acumulação de conhecimentos sistemáticos”;
“Atividade que se propõe a demonstrar a verdade dos fatos experimentais e suas aplicações práticas”;
“Caracteriza-se pelo conhecimento racional, sistemático, exato, verificável e, por conseguinte, falível”;
“Conhecimento certo do real pelas suas causas”;
“Conhecimento sistemático dos fenômenos da natureza e das leis que os regem, obtido pela investigação, pelo raciocínio e pela experimentação intensiva”;
“Conjunto de enunciados lógicos e dedutivamente justificados por outros enunciados”;
“Conjunto orgânico de conclusões certas e gerais, metodicamente demonstradas e relacionadas com objeto determinado”;
“Corpo de conhecimentos constituindo em percepções, experiências e fatos certos e seguros”;
“Estudo de problemas solúveis, mediante método científico”;
“Forma sistemática organizada de pensamento objetivo”.
“A ciência é um conjunto de conhecimentos racionais, certos ou prováveis, obtidos metodicamente, sistematizados e verificáveis, que fazem referências a objetos de uma mesma natureza”.
Conhecimento Científico
Exige demonstrações, submete-se à comprovação, ao teste.
Consiste no conhecimento causal e metódico, dos fatos, dos acontecimentos e dos fenômenos.
Estabelece a relação sujeito-conhecimento, colocando uns em relação aos outros de modo que é possível descobrir a uniformidade das suas causas e dos seus efeitos.
É um conjunto de conhecimentos metódicos sobre a natureza.
Só é científico o conhecimento que for provado, ou seja, verificado e demonstrado.
Seu objetivo consiste em estudar as causas reais dos fenômenos e descobrir as leis pelas quais eles se regem.
Trabalho Científico
Segundo Salomon (1993, p. 149), “uma atividade é denominada científica quando: 1º) produz ciência, 2º) ou dela deriva e 3º) ou acompanha seu modelo de tratamento.”
Ainda, segundo o mesmo autor, “o trabalho científico passa a designar a concreção da atividade científica, ou seja, a pesquisa e o tratamento por escrito de questões abordadas metodologicamente”. (SALOMON, 1993, p. 150).
Método
Em Lakatos e Marconi (1991, p. 39-40), encontram-se diferentes conceitos de método, segundo diversos autores:
Método é uma forma de selecionar técnicas, forma de avaliar alternativas para ação científica. Assim, enquanto as técnicas utilizadas por um cientista são fruto de suas decisões, o modo pelo qual tais decisões são tomadas depende de suas regras de decisão. Métodos são regras de escolha; técnicas são as próprias escolhas” (ACKOFF apud HEGENBERG, 1976, p. 116).
Método é a forma de proceder ao longo de um caminho. Na ciência os métodos constituem os instrumentos básicos que ordenam de início o pensamento em sistemas, traçam de modo ordenado a forma de proceder do cientista ao longo de um percurso para alcançar um objetivo. (TRUJILLO, 1974, p. 24).
“Método é a ordem que se deve impor aos diferentes processos necessários para atingir um fim dado (...) é o caminho a seguir para chegar à verdade nas ciências” (JOLIVET, 1979, p. 71).
Em seu sentido mais geral, o método é a ordem que se deve impor aos diferentes processos necessários para atingir um fim dado ou um resultado desejado. Nas ciências, entende-se por método o conjunto de processos que o espírito humano deve empregar na investigação e demonstração da verdade. (CERVO; BERVIAN, 1978, p. 17).
“Método
...