Diversidade
Trabalho acadêmico: Diversidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sirleytristao • 11/10/2013 • Trabalho acadêmico • 1.601 Palavras (7 Páginas) • 309 Visualizações
SUMÁRIO
1- Introdução....................................................................................... 04
2- Diversidade.......................................................................................04
2..1- Diversidade Cultural ....................................................................04
2.2- Diversidade Linguistica.................................................................05
2.3- Diversidade Histórica...................................................................05
3- Análise de charges.........................................................................05
4 – Considerações Finais....................................................................08
5 – Referências....................................................................................09
1 - INTRODUÇÃO
A abordagem do termo diversidade com prática na sociedade, torna-se um tema atual e relevante a partir do momento em que se desenvolve uma visão que procura atender a diversidade cultural da maioria, sem exceção dos mais sensíveis aos mais pragmáticos, dos mais competitivos aos mais colaborativos, dos mais lentos aos mais rápidos, dos vindos de famílias estruturadas e aos de lares desestruturados.
Historicamente falando, a sociedade tem dificuldades para lidar com a diversidade. As diferenças tornam-se problemas ao invés de oportunidades para produzir saberes em diferentes níveis de aprendizagens. É importante ressaltar sobre diversidade também como sinônimo de diferença com o objetivo dessa diferenças serem respeitadas.
A diversidade esta presente em nosso dia-dia. As pessoas pensam e agem diferentes por isso exige-se de cada indivíduo tolerância e respeito ao diferente.
A diversidade explica e dá sentido à cosmologia social, e identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.
2 - DIVERSIDADE
Segundo Wikipédia o termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de ideais variáveis em torno de um assunto concretos de faculdade, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente.
A ideia de diversidade está ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão ou de abordagem, heterogeneidade e variedade. E, muitas vezes, também, pode ser encontrada na comunhão de contrários, na intersecção de diferenças, ou ainda, na tolerância mútua.
2.1 – DIVERSIDADE CULTURAL
São praticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço / tempo se referem às crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permitem e preenchem a sociedade.
2.2 - DIVERSIDADE LINGUÍSTICA:
É aquilo que pertence ou esta relacionado c om a linguagem (o sistema de comunicação que nos permite abstrair e comunicar conceitos ou com a língua(sistema de comunicação verbal próprio dos seres humanos).a diversidade linguística neste caso esta relacionada com a existência e a convivência de línguas diferentes.
2.3 – DIVERSIDADE HISTÓRICA
Processo social da vida de uma sociedade pode ser entendido como a construção das diferentes identidades que são construídas desde o nosso nascimento e de todo o processo formativo que adquirimos no contexto em que estabelecemos nossas relações. Todos os países, regiões e cidade se desenvolvem culturalmente de formas distintas.
3 – ANÁLISE DE CHARGES
Figura 1
Figura 2
A sociedade brasileira reflete, por sua própria formação histórica, o pluralismo. Somos nacionalmente, hoje, uma síntese intercultural, não apenas um mosaico de culturas. Nossa singularidade consiste em aceitar um pouco mais dos outros a diversidade e transformá-la em algo universal. Esse é o verdadeiro perfil brasileiro. Sabe-se, portanto por experiência própria que o dialogo entre culturas supera no final o relativismo cultural enriquece valores universais.
Vivemos hoje em uma época de globalização, tanto da economia quanto das tecnologias e informações que vêm sendo modificadas constantemente e refletem diretamente na cultura da sociedade. Estes progressos como os avanços na medicina, os computadores, meios de comunicação, meios de transporte, facilitam a nossa vida, trazendo conforto e inovação. A educação deve progredir no mesmo ritmo, acompanhando os progressos e trabalhando em vistas para diminuir as desigualdades que se originam devido aos avanços, visto que há pessoas que ficam desprovidas dessas inovações. Para tanto, faz-se necessário proporcionar esses “confortos”, também para aqueles que não têm acesso, e a ponte mediadora entre essas diferenças é a escola.
Analisando as charges acima remete em alguns aspectos, ao texto , no qual nos é apresentada a gama de responsabilidades incumbidas ao professor. O texto apresenta nessa perspectiva, as trágicas consequências resultantes de anos de magistério. Esta charge apresenta uma concepção de professor talvez generalizante, porém verdadeira em alguns aspectos. Em tom bem-humorado, o “dito pelo não dito” remete a situações diversas com as quais o professor pode se deparar ao longo de sua carreira. Dentre tais situações, destacase a violência nas escolas e o desrespeito por parte dos alunos, o que pode levar um professor a “correr atrás de aluno” ou “correr dele”. O mencionado desrespeito está implícito também na má audição do professor esboçado acima, após 25 anos convivendo com a gritaria dos seus alunos. Questões como nervosismo constante e baixo salário também são abordadas. Esse último, em duas ocasiões: na impossibilidade
...