Diversidade
Tese: Diversidade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jauri • 19/10/2013 • Tese • 836 Palavras (4 Páginas) • 271 Visualizações
DIVERSIDADE
Trabalho apresentado ao Curso (nome do curso) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Sociedade e Diversidade no contexto educacional, Processo educativo no contexto histórico- filosofico, comunicação e linguagem, seminário I.
Prof. Okçana Batini, Fabio Luiz da Silva, Bernadete, Marcia Bastos, Lilian Salete A. M. Lima
Uruguaiana – rs
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO......................................................... 4
2 DESENVOLVIMENTO............................................. 5
4 CONCLUSÃO...........................................................8
5 REFERÊNCIAS .......................................................9
1. INTRODUÇÃO
Em nossa sociedade há pessoas de diferentes culturas, costumes, religiões, etc... Assim, podemos dar o nome de diversidade, que tem como significado de dferença, dessemelhança e variedade.
Diante de vários conceitos que apresenta a diversidade, também podemos citar as diversidades cultural, linguistica e histórica, expondo cada uma delas com o seu significado.
A diversidade cultural são as diferenças existentes entre os reses humanos.
A diversidade linguistica vamos analisar a grande variedade linguistica existente em nossa sociedade e ao nosso redor.
E por fim, a diversidade histórica que tem como finalidade nos mostrar as caracteristicas dos costumes, povos, crenças, as mudanças existentes da sociedade no nosso cotidiano.
Após, as analises será redigido um resumo analitico sobre a diversidade expondo suas ideias principais.
2. DESENVOLVIMENTO
Diversidade
A diversidade cultural trata de diferentes povos, é algo associado à dinâmica do processo associativo. Como por exemplo, pessoas que por motivos maiores tiveram que mudar – se de cidades ou países, tendo que se habituar – se a novas formas de vivência, seguir outros modos presentes na sociedade.
A diversiade cultural não diz respeito apenas ao reconhecimento do outro como diferente. Significa pensar a relação entre o eu e o outro como diferente. A escola é um dos espaços socioculturais m que as diferentes presenças se encontram. A questão racial na sociedade ainda consegue incomodar um grande número de pesoas levando – as a opinarem sobre as diferenças.
Porém, a diversidade cultural é muito mais complexa e multifacetadas do que pensamos. Significa muito mais do que a apologia ao aspécto pluriétinico e pluricultural da nossa sociedade. Por isso, refletir sobre a diversidade cultural exige de nós um posicionamento crítico e politico e um olhar mais ampliado que consiga abarcar os seus múltiplos recortes. Diante de uma realidade cultural e racialmente miscigenada, como é o caso da sociedade brasileira, essa tarefa torna – se ainda mais desafiadora.
Além da diversidade cultural, podemos citar também a diversidade linguistica, onde se refere ao que se está relacionado a linguagem comunicação ou com a língua (o sistema de comunicação verbal próprio dos seres humanos).
A linguagem pode ser expressa de várias maneiras como por exemplo, a libra (lingua brasileira de sinais) usada para pessoas surdas e o braille é usado para pessoas cegas, estas são as linguagens mais conhecidas. Também podemos destacar as linguas estrangeiras (o inglês e o espanhol que são mais utilizados na educação).
A diversidade linguistica também está relacionada a convivência de linguas diferentes. Podemos destacar o sotaque de cada região, que tem como conceito a pronúncia peculiar a cada indivíduo, região ou nação: sotaque gaucho, sotaque nordestino, entre outros. O desaparecimento da língua implica uma perda importantíssima e irrecuperável de conhecimentos: por isso, a diversidade linguística
...