Diversidade
Seminário: Diversidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Assistci • 21/11/2014 • Seminário • 439 Palavras (2 Páginas) • 298 Visualizações
O termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de ideias, características ou elementos diferentes entre si, apesar do crescente processo de globalização que estamos vivendo diariamente através dos meios de comunicação a cultura é um aspecto que ainda continua se mantendo mesmo com o intenso crescimento desse processo. O Brasil tem uma grande dimensão territorial fazendo com que possua uma vasta diversidade cultural. As diversas regiões brasileiras apresentam diferentes peculiaridades culturais.
Em nossa carta Magna, A Constituição Brasileira de 1988, no seu artigo 3º estabelece como objetivos fundamentais do país a construção de uma sociedade livre, justa e solidária, reduzindo as desigualdades sociais, sem preconceitos e discriminação, nesta ordem a Lei de Diretrizes e Bases, de 1996, definiu os princípios fundamentais da educação nacional a liberdade e a solidariedade humana que consta no seu Artigo 2º e, como finalidade da educação básica, o desenvolvimento do discente para o exercício da cidadania, orientando-lhe como continuar no mercado de trabalho e em estudos consecutivos. Assim conduzido, o Conselho Nacional de Educação (CNE), através da Câmara de Ensino Básico (CEB) criou as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Nacional através de Pareceres e Resoluções, com o objetivo de orientar os procedimentos a serem utilizados na organização pedagógica e curricular de cada instituição escolar. É na escola que inicia -se a formação de caráter do indivíduo e onde começa os primeiros contatos da criança com outras crianças, indivíduos de raças, culturas e etnias variadas, é nessa iniciação que deve ser estimulado desde cedo a aceitar a diversidade e entender que as diferenças fazem parte da sociedade. Ai a importância das diretrizes criando diversas formas e maneiras de ensinar e incluir nessa comunidade escolar esses indivíduos julgados como diferentes e que sim necessitam de cuidados e atenção mas que incluídos nesse meio escolar tornariam -se normais fazendo com que a sociedade perca essa ideia de que eles são diferentes.
A sociedade é composta por indivíduos com características únicas o que os torna exclusivos, porém entre todas estas exclusividades existem também as características que são comuns à todos, pois são passadas de geração em geração e disseminadas através dos aspectos culturais relacionados as vivências de cada região. Parece contraditório afirmar que apesar de únicos, todos somos parecidos, mas se observarmos que os comportamentos sociais se repetem e o que geralmente muda é a forma de reação das pessoas ás provocações sofridas notaremos isso. O que nos assemelha e ao mesmo tempo nos difere é a forma e a intensidade com que marcamos a sociedade em que estamos inseridos, a maneira como vamos transformando e sofrendo transformações.
...