Diversidade Cultural
Tese: Diversidade Cultural. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daianeboeno • 30/5/2013 • Tese • 372 Palavras (2 Páginas) • 386 Visualizações
Introdução
Diversidade equivale à variedade e convivência de ideais, varia através de escolhas: corte de cabelo, ou até mesmo de coisas da própria natureza: cor dos olhos.
A ideia de diversidade está ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão ou de abordagem, heterogeneidade e variedade. E, muitas vezes, também, pode ser encontrada na comunhão de contrários, na intersecção de diferenças, ou ainda, na tolerância mútua.
A seguir veremos a definição e exemplos de três formas de diversidade a cultural, linguística e histórica.
Diversidade Cultural
A diversidade cultural são diferenças culturais que existem entre o ser humano. Há vários tipos, tais como: a linguagem, danças, vestuário, religião e outras tradições como a organização da sociedade. A diversidade cultural é algo associado à dinâmica do processo associativo. Tem como função unir todas as diferenças culturais em uma única, bem como a forma que se organizam e suas concepções religiosas e morais, utilizando a linguagem, as danças, a maneira de se vestir e suas tradições, o termo diz respeito à variedade de ideias.
É um caminho que abrange boa parte das pessoas, dando a todos o direito de expressão, proporcionando as muitas sociedades que surgiram separadas e sentindo diferenças culturais o direito de se expressarem através de suas culturas, essas diferenças que existem entre os povos, também faz com que existam variações na forma de como as sociedades se organizam, e a maneira que interagem no seu ambiente, mudando suas concepções. Importante dizer que a diversidade cultural preserva a sobrevivência e em longo prazo as culturas, que são tão importantes para humanidade assim como a conservação de todas as espécies existentes no ecossistema, como exemplo a imagem a seguir.
DIVERSIDADE LINGUÍSTICA
É o conjunto das diferenças de realização linguística falada pelos locutores de uma mesma língua. Tais diferenças decorrem do fato de o sistema linguístico não ser unitário, mas comportar vários eixos de diferenciação: estilístico, regional, sociocultural, ocupacional e etário.
Como podemos verificar nesta imagem, diversidade linguística esta relacionada com a existência e a convivência de línguas diferentes, respeito por todas as línguas e promover a preservação daquelas que se encontram em vias de extinção por falta de falantes. O desaparecimento de uma língua implica uma perda importantíssima e irrecuperável de conhecimentos, por isso, a diversidade linguística é igualmente relevante.
...