Diversidade Cultural
Monografias: Diversidade Cultural. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Dorvalino • 24/3/2015 • 1.106 Palavras (5 Páginas) • 565 Visualizações
PLURALIDADE CULTURAL DO BRASIL
Sabemos que o Brasil é um país rico em diversidade étnica e cultural. A pluralidade cultural dá-se graças à riqueza da miscigenação etnocultural e aos diferentes costumes de uma sociedade, dentre os quais se destacam: culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos. Graças a sua vasta extensão territorial, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas diversas regiões. Os principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos. Posteriormente, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, poloneses, árabes, entre outros, contribuíram para a pluralidade cultural do Brasil.
Nesse contexto, alguns aspectos culturais das Regiões Brasileiras serão abordados.
Festival de Parintins (AM)
Região-Centro-Oeste
A cultura do Centro-Oeste brasileiro é bem diversificada, recebendo contribuições principalmente dos indígenas, paulistas, mineiros, gaúchos, bolivianos e paraguaios. São manifestações culturais típicas da região: a cavalhada e o fogaréu, no estado de Goiás; e o cururu, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A culinária regional é composta por arroz com pequi, sopa paraguaia, arroz carreteiro, arroz boliviano, maria-isabel, empadão goiano, pamonha, angu, cural, os peixes do Pantanal - como o pintado, pacu, dourado, entre outros.
Procissão do Fogaréu
Região-Sudeste
Os principais elementos da cultura regional são: festa do divino, festejos da páscoa e dos santos padroeiros, congada, cavalhadas, bumba meu boi, carnaval, peão de boiadeiro, dança de velhos, batuque, samba de lenço, festa de Iemanjá, folia de reis, caiapó.
A culinária do Sudeste é bem diversificada e apresenta forte influência do índio, do escravo e dos diversos imigrantes europeus e asiáticos. Entre os pratos típicos, destacam-se a moqueca capixaba, pão de queijo, feijão-tropeiro, carne de porco, feijoada, aipim frito, bolinho de bacalhau, picadinho, virado à paulista, cuscuz paulista, farofa, pizza etc.
Feijoada
Região-Sul
O Sul apresenta aspectos culturais dos imigrantes portugueses, espanhóis e, principalmente, alemães e italianos. As festas típicas são: a Festa da Uva (italiana) e a Oktoberfest (alemã). Também integram a cultura sulista: o fandango de influência portuguesa, a tirana e o anuo de origem espanhola, a festa de Nossa Senhora dos Navegantes, a congada, o boi-de-mamão, a dança de fitas, boi na vara. Na culinária estão presentes: churrasco, chimarrão, camarão, pirão de peixe, marreco assado, barreado (cozido de carne em uma panela de barro), vinho etc.
Oktoberfest
Hoje em dia, com a globalização cultural e com a tecnologia da informação cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, vêm reduzindo significativamente os preconceitos sócio-culturais, propiciando maior aproximação entre os povos e maior conhecimento e assimilação das diversas culturas típicas de cada ponto do planeta.
Para se viver democraticamente em uma sociedade pluralista é preciso respeitar os diferentes grupos e culturas que a constituem.
A sociedade brasileira é formada não só por diferentes etnias, como por imigrantes de diferentes países. O grande desafio do texto é investir na superação da discriminação e dar a conhecer a riqueza representada pela diversidade etnocultural.
Neste sentido, aprender a conviver, vivenciando a própria cultura e respeitando as diferentes formas de expressão cultural.
Na Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para Educação Básica, em seu artigo 3º é abordado seu objetivo fundamentando-se na cidadania e na dignidade da pessoa, o que pressupõe igualdade, liberdade pluralidade, diversidade, respeito, justiça social, solidariedade, e sustentabilidade.
Também com base na Resolução, citamos o artigo
...