Diversidade e desigualdades de gênero
Projeto de pesquisa: Diversidade e desigualdades de gênero. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: katra • 16/10/2014 • Projeto de pesquisa • 3.310 Palavras (14 Páginas) • 354 Visualizações
ANHANGUERA – UNIDERP
PÓLO ACADÊMICO DE SERRA TALHADA - PE
PEDAGOGIA-LICENCIATURA
ATIVIDADES DE PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
DE PROJETO MULTIDISCIPLINAR I
Professora. Ma. Glauce Soares Casimiro
Serra Talhada – PE
Maio / 2014
Etapas de um Projeto
1. Definição do tema: Definir um tema para ser desenvolvido é fundamental que o tema possa ser trabalhado sob ótica de diferentes disciplinas.
2. Introdução: Fazer um breve levantamento sobre o tema que vai ser tratado no projeto.
3. Justificativa: Procurar responder os questionamentos que irão surgir durante a elaboração e desenvolvimento do projeto, explicando também como ele vai contribuir para modificar os hábitos dos indivíduos na sociedade.
4. Objetivos gerais e específicos: Definir o que pretende o projeto, as modalidades de aprendizagem, que impactos o projeto terá sobre ambiente externo à escola. Os objetivos específicos são mais precisos e detalhados, que , mantendo a coerência com os objetivos gerais, vão ser eventualmente perseguidos por meio de atividades especificas.
5. Metodologia: Explica os métodos adotados na execução do projeto. Em especial é necessária que ela seja colaborativa, integrativa e abrangente.
6. Avaliação: A equipe deve definir e relacionar as formas de acompanhamento e avaliação para os alunos, a escola e a comunidade, a medida que suas atividades forem sendo realizadas.
7. Cronograma: Onde serão expostos o tempo previsto para realização do projeto como um todo, os conteúdos, os recursos utilizados e as formas de avalição.
8. Conclusão: Identificar os aspectos éticos e metodológicos envolvidos na elaboração e avaliação do projeto.
Trabalhar a transdiciplinaridade é uma oportunidade impar de melhorar as formas de ensinar e de aprender, tornando-as mais prazerosas e eficientes. Quando tomamos consciência desse fato, a percepção e a sensibilidade nos conduzem à necessidade de transcender a especificidade disciplinar e enveredar por diferentes campos de conhecimentos sem a identificação com apenas um deles. A flexibilização das propostas educacionais possibilita que o aluno construa os caminhos de sua aprendizagem com autonomia. Desse modo, o processo educativo contribui para formar a personalidade e o caráter do aluno, que se expressarão por meio dos seus valores e das suas escolhas da sua postura diante da vida e do mundo.
O projeto começa com a escolha de um tema que deve ser desenvolvido e aprofundado por um estudo que possui varias etapas. Essas etapas permitem uma completa analise sobre esse tema proposto, o mesmo deve ser desenvolvido de forma coerente. Depois de escolhido o tema vem a introdução na qual vai ser exposta as ideias do projeto e suas finalidades, a justificativa vai responder os questionamentos que irão surgir no desenvolvimento do projeto, os objetivos gerais e específicos irão mostrar para que serve o projeto, o que ele deve mudar na escola e fora dela, quais as competências especificas que devem ser desenvolvidas pelos alunos com a participação nas varias etapas do projeto, a metodologia vai explicar como o
projeto vai contribuir para modificar os hábitos de trabalho e as formas de aprendizagem na escola, de modo a dar ênfase a o desenvolvimento escolar e social do aluno, a avaliação é a forma como vai ser avaliada os registros feitos pela equipe do projeto, o cronograma é onde vão estar expostos tempo, recursos utilizados, conteúdos, formas de avaliação e recursos didáticos e por fim a conclusão onde é identificado os processos éticos e metodológicos utilizados para a elaboração do projeto.
Por tanto as etapas de um projeto que vão desde a escolha do tema, introdução, justificativa, a analise dos objetivos gerais e específicos, metodologia, formas de avaliação, cronograma e conclusão, são todas importantes cada uma tem seu valor, e uma depende da outra para compor um bom projeto que envolva não só a comunidade escolar, mas também a sociedade.
Diversidade de Gênero e Desigualdades
As questões de diversidade de gênero e desigualdade, sexualidade, raça e classe têm se constituído como um dos principais campos de força na demarcação da noção de um individuo normatizado. Assiste-se o apogeu de uma idealização homogeneizadora da norma do homem branco de classe media heterossexual, rejeitando a veiculação de ideias que desautorizam o exercício pleno de outras formas de constituições identárias. Esta ideal ainda se faz evidente através de ditos e não-ditos presentes nas relações interpessoais, dinâmicas, institucionais, discursos mediáticos e outras disposições.
Discutir a maneira em que isto ocorre repensar os significados e consolidar novas praticas que saibam aproveitar do conhecimento acumulado da experiência dentro e fora da sala de aula, de intervenções realizadas por pessoas e organizações escolares e não escolares, podem ajudar a promover um ambiente escolar mais saudável e mais respeitador de direitos humanos. A escola, como local privilegiado de exercício de discursos pautados em relações sociais, constitui-se como um campo tanto de reprodução quanto de contestação das hierarquias, e é preciso perceber como isto ocorre, para tornar efetivo o combate as desigualdades. O discurso institucional o material didático, bem como as relações professor - aluno e as estabelecidas entre grupos de pares apresentam-se como lugares de atualizações da sociedade mais ampla, apontando para a necessidade de percebemos a escola como um importante lugar que oferece a sua própria configuração de relações de poder.
É neste sentido que o lugar privilegiado para repensar essas hierarquias é no diálogo com as reflexões e interpretações das experiências trazidas por professores, bem como uma conscientização de suas varias formas de expressão e implicações para os grupos situados em posições diversas, frequentemente marginais, não somente na escola, mas também fora dela.
Projeto Didático
Volta pra Casa, Luiz
Etapas:
...