Diversidade histórica
Projeto de pesquisa: Diversidade histórica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marajocum • 2/6/2014 • Projeto de pesquisa • 1.086 Palavras (5 Páginas) • 326 Visualizações
INTRODUÇÃO
Esta apresentação pretende trazer um entendimento da Diversidade na sociedade onde a pluraridade deve ser reconhecida e respeitada com valores ,tolerância e ética.
A sociedade tem, em toda sua área diferentes matrizes étnicas, como os negros, os migrantes de etnias e países e os indígenas, e podemos citar aqui a desigualdade econômica cooperando para a variedade de comportamentos na convivência e construção da sociedade.
Portanto a diversidade tem que propagar e ampliar a cultura e educação da humanidade, responsabilizando-os também para alcançar a dignidade, justiça, liberdade de vários tipos de expressões, desenvolvimento da solidariedade e unidade, abrangendo o crescimento intelectual, afetivo, moral e espiritual satisfatório.
Assim compreendemos a importância da construção na diversidade histórica, social, cultural e econômica. Adaptando o homem a convivência e atuação nas relações de poder e direitos humanos.
A diversidade histórica
http://paiseducacao.blogspot.com.br/
Há muito tempo atrás não se considerava o indígena como ser humano e sim um personagem de nosso folclore brasileiro, também não imaginava que um índio pudesse ler e escrever nem tão pouco frequentar uma escola. Hoje temos este privilégio como país de atender algumas tribos, mais ainda há muito a fazer, muitos territórios a alcançar e projetos a serem cumpridos para continuar avançar em cada vez mais indígenas transformando seu próprio povo em críticos e participativos na sociedade onde vivem.
A Educação Básica para indígenas foi deixada por muito tempo em segundo plano nos projetos de alfabetização no Brasil, precisamos entender que a importância da educação na cidade e nas tribos não é tão diferente, a leitura, escrita, ética e conhecimento dos direitos humanos enfim todos os benefícios da educação escolar com qualidade e responsabilidade é universal, para todos. A Educação servirá de prevenção e conscientização ao entendimento de práticas que tiram a vida deste povo ainda bebê, por causa de sua “cultura” que ainda existe em algumas tribos aqui no Brasil diante de nós brasileiros.
Fonte:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18622:escolas-rurais-quilombolas-e-indigenas-sao-tema-de-evento&catid=208
A diversidade linguística
http://misteriodasletras.blogspot.com.br/2009/09/variacoes-linguisticas.html
No nosso País o preconceito linguístico é muito atuante, ou seja, a intolerância aos modos de falar a diversidade linguística tão rica são sotaques regionais fantásticos, formas diferenciadas de falar a mesma coisa, gerando assim em alguns estados competições de quem se fala corretamente.
Existe uma diversidade linguista presente em nosso cotidiano, às línguas são referência cultural do País, pois esta diversidade reconhecida é fundamental para a preservação de visão de mundo correta e reflexiva de culturas presentes, neste momento estão necessitando da nossa atenção para algumas delas a preservação da cultura linguística e principalmente das línguas indígenas.
Vale salientar que algumas estão desaparecendo por causa da vergonha e constrangimento na convivência com pessoas que não as consideram dignas de serem diferentes de si, alguns indígenas não querer mais falar sua língua materna achando-a inferior ao português, deixando de passar para as próprias gerações seu patrimônio cultural, por causa dos preconceitos linguísticos que encontram na cidade e nas escolas.
Portanto concluímos que somos unidos pela diversidade, falamos diferente a mesma coisa comm criatividade e diversidade.
Fonte:
https://www.youtube.com/watch?v=Vnqe7P95v4M
https://www.youtube.com/watch?v=QLsmAGq5jZw
http://noticias.terra.com.br/educacao/para-preservar-idiomas-brasil-mapeia-diversidade-linguistica,bbc3c329769fc310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html
A diversidade cultural
http://formacao-jufrabrasil.blogspot.com.br/2010/11/os-desafios-do-jovem.html
A raça, cor de pele, língua não define na totalidade a cultura de um indivíduo ou uma cidade, existe diversas maneiras de falar, de vestir, criatividade para viver, povos desenvolvem postura diferenciada em relação à cultura de cada lar dentro de determinado povo. É relevante lembrar que nenhuma cultura é superior à outra.
O sistema perdeu seu instinto de autopreservação, pois permite que sistemas imponham ideias estranhas aos cidadãos nascidos em determinada região, refletindo a incompreensão do significado e da expressão de sua própria cultura, o processo de manifestação de se identificar e pertencer.
Muitos supõem que na escola se defina a cultura de determinado lugar, mas, não é a educação formal que define a cultura no sujeito, nem de toda uma sociedade e sim a cultura na educação geral, que é um conjunto na formação de um sistema de valores de pensamento, influências, as convivências familiares, os amigos, escola, vizinhos, na sua vida cotidiana, em sua rotina a influencia é muito forte e complexa.
Há 50 anos a família como núcleo social,
...