Diversos
Exames: Diversos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: estreslopes • 26/3/2015 • 332 Palavras (2 Páginas) • 301 Visualizações
O equilíbrio
A palavra equilíbrio pode ter diversas interpretações. Em geral, o dicionário associa equilíbrio à idéia de estabilidade, harmonia, justeza. No que diz respeito à Economia, o equilíbrio se refere às condições do mercado, as quais, uma vez atingidas, tendem a persistir. Isso ocorre quando a quantidade ofertada de uma mercadoria se iguala à sua quantidade demandada num mesmo período de tempo. Geometricamente, o equilíbrio ocorre na interseção das curvas de demanda e oferta de mercado.
Sobre essa interseção, este ponto, se existir, é único, pois a curva de demanda é decrescente e a curva de oferta é crescente. Assim, neste ponto a quantidade que os consumidores desejam comprar é exatamente igual à quantidade que os produtores desejam vender. Existe uma coincidência de desejos.
Texto 2
No ponto de equilíbrio não existem pressões para alterações nos preços, pois os planos dos vendedores são consistentes com os planos dos compradores.
O preço e a quantidade referentes ao ponto de equilíbrio são chamados de preço de equilíbrio e quantidade de equilíbrio, respectivamente.
Um equilíbrio é considerado estável se qualquer desvio em relação a esta posição provocar a interferência de forças do mercado que fazem com que preços e quantidades retornem à condição de equilíbrio inicial.
Se houver uma tendência a preços e/ou quantidades se afastarem da condição de equilíbrio, então este é dito instável.
Uma análise econômica das condições fora do ponto de equilíbrio revelam que há um intervalo no qual ocorre excesso de demanda e outro intervalo no qual ocorre excesso de oferta. Essa análise pode ser feita por meio dos preços ou das quantidades.
Se analisarmos pelos preços, um preço maior do que o preço de equilíbrio indica que há mais oferta dos produtores do que demanda dos consumidores, ou seja, há um excesso de oferta. Por outro lado, um preço menor do que o preço de equilíbrio indica que há mais demanda dos consumidores do que oferta dos produtores, ou seja, há um excesso de demanda. A análise feita por meio das quantidades é análoga a essa.
...