Divisão Celular
Dissertações: Divisão Celular. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jucimar • 30/10/2013 • 1.372 Palavras (6 Páginas) • 434 Visualizações
O que é Divisão Celular ?
Divisão celular é o processo que ocorre nos seres vivos, através do qual uma célula, chamada célula-mãe, se divide em duas (mitose) ou quatro (meiose) células-filhas, com toda a informação genética relativa à espécie. Este processo faz parte do ciclo celular.
Função da Divisão Celular
Enquanto for possível que uma célula dê origem a outra, a manutenção da vida está assegurada através deste processo.
A reconstituição celular é outra das funções deste processo assim como o crescimento e desenvolvimento pluricelular a partir dum zigoto unicelular.
Tipos de Divisão Celular
A divisão pode apresentar divergentes velocidades nos distintos tecidos celulares com diferentes funções. A célula mãe ao dividir-se pode originar duas novas células chamando-se a este processo de multiplicação de mitose.
Quando o processamento de divisão da célula dá origem a quatro outras células é chamado de meiose.
Na mitose as células filhas apresentam a mesma quantidade de cromossomas replicadas em dois e possuem um número diploide (2n) que são células somáticas.
Na meiose a divisão da quantidade de cromossomas é feita pelas células filhas que possuem um número haploide de cromossomas (n).
Qualquer um destes processos utiliza a citosinese que consta numa separação parcial do citoplasma da célula-mãe em dois. Na célula animal esta divisão dá origem a duas células filhas separadas ou personalizadas entre si.
Também pode ocorrer uma divisão direta que se chama de amitose. Este processo de divisão ocorre na natureza com muito pouca frequência.
A divisão celular apresenta-se demarcada em quatro fases bem distintas.
• A primeira fase é a chamada prófase e acontece quando os centriolos da célula se separam para os pólos do núcleo e os cromossomas se organizam ou se individualizam. Condensam-se no núcleo que aumenta o seu tamanho graças ao desaparecimento do invólucro do núcleo formando microtubulos e fibras proteicas.
• A segunda fase denominada de metáfase, os cromossomas continuam a sua organização e o seu movimento. Os cromatídeos já se encontram visíveis e o fuso já se encontra formado. Os cromossomas graças à ação dos fusos começam a deslocar-se para o seu centro e imobilizam-se bruscamente começando a formar-se uma figura ou placa intermédia no equador da célula. Quando os centrómeros dos cromossomas estão presos aos fusos acromáticos dá-se por concluída esta fase.
• Na terceira fase intitulada de anafase os fusos vão permitir que os cromossomas se separem em sentidos contrários através dos seus centrómeros. Forma-se então duas células filhas ou um conjunto idêntico com exatamente as mesmas quantidades de cromossomas.
• A quarta fase é a chamada de telofase que é exatamento o inverso da prófase. O seu inicio dá-se quando os cromossomas chegam aos pólos começando a descondensação e a membrana celular começa a reconstituir-se. Dá-se a reorganização dos nucleolos e o núcleo das duas células-filhas diploides com os respectivos centriolos encontram-se já nos pólos da célula-mãe.
Ciclo de Vida de uma Célula
A fase seguinte a mitóse ou meiose vem a citocinese depois a interfáse
e assim sucessivamente vai descrevendo um ciclo ciclico como quase tudo na vida assim este ciclo recebe o nome de celular.
Descrevendo as fases do ciclo vamos ter:
1- Interfase que é a fase que não á divisão celular, das células filhas e o riticulo e as mitocôndrias desenvolvem-se e o citoplasma retoma a sua actidade normal. Esta interfase é de intensa actividades metabólicas de síntese e crescimento da célula que produz materiais necessários á sua vida para fente. Esta fase ocupa cerca de 90% de tempo do ciclo celular.
2 - Mitoses são as fases de divisão celular descritas acima, envolve a separação dos cromatideos e a distribuição de cromossomas da mãe para as filhas, consome-se muita energia nesta fase.
3 - Citocinese que é o processo de distribuição e divisão do citoplasma e do núcleo da célula-mãe pelas células-filhas individualizadas e uma parede se for vegetal.
Resumindo este ciclo podemos dividir a interfáse em três fases: G1, S, G2.
G1 é logo a seguir á citocinese e o metabolismo celular é elevado, formando-se organitos celulares como proteínas, ribossomas, e síntese de ARN e a célula aumenta de volume
S vai dar a replicação do DNA e no fim desta fase todas as cromossomas é constituído por dois cromatideos com o seu respectivo centriolo.
G2com as mesmas características metabólicas,
...