Divisão de trabalho
Seminário: Divisão de trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jessicachagas • 25/9/2014 • Seminário • 523 Palavras (3 Páginas) • 299 Visualizações
Divisão do trabalho: corresponde à especialização de tarefas com funções específicas, com finalidade de dinamizar e aperfeiçoar a produção industrial. Esse processo produz eficiência e rapidez ao sistema produtivo. A divisão do trabalho favorece a vida em sociedade, pois cada indivíduo tem sua função na estrutura social, desempenha algo que é necessário e útil para si e para as outras pessoas.
Homo economicus: O "Homo Economicus" é o conceito segundo o qual o Homem é um ser racional, perfeitamente informado, que faz escolhas lógicas e na tomada de decisões pesa os custos face aos benefícios, de forma a maximizar a sua riqueza. Ele é inteligente, analítico, egoísta e possuidor do auto-controle necessário à persecução dos seus objetivos futuros. Não é influenciado pelo seu estado físico nem por sentimentos e é dominado exclusivamente pela busca da máxima satisfação dos seus interesses económicos - a obtenção da maior quantidade de bens com o menor dispêndio de recursos.
Mas tem um pequeno defeito: não existe...
Estudo de tempos e movimentos: O instrumento básico para se racionalizar o trabalho dos operários era o estudo de tempos e movimentos. O trabalho é executado melhor e mais economicamente por meio da análise do trabalho, isto é, da divisão e subdivisão de todos os movimentos necessários à execução de cada operação de uma tarefa.
Estudo da fadiga humana: A fadiga predispõe o trabalhador á diminuição da produtividade e perda de qualidade, acidentes, doenças e aumento da rotatividade de pessoal.
Especialização do trabalho: A especialização do trabalho, também chamada de divisão de mão-de-obra é o grau em que as tarefas organizacionais são divididas em trabalhos separados. Ou seja, o grau de especialização da função dos funcionários.
Burocracia: É um conceito administrativo amplamente usado, caracterizado principalmente por um sistema hierárquico, com alta divisão de responsabilidade, onde seus membros executam invariavelmente regras e procedimentos padrões como engrenagens de uma maquina.
Racionalismo: Racionalismo como conceito é uma corrente filosófica defendida por René Descartes através de suas obras mais conhecidas como são Discurso do Método e Meditações. Essas obras de Descartes geraram dúvidas enfáticas sobre que os sentidos do corpo podem dar verdadeiro significado das coisas e defende que a razão como partida coerente para a verdadeira definição de tudo o que existe; daí vem a celebre frase: Penso, logo existo.
Eficácia: É a capacidade de alcançar o efeito esperado ou desejado da realização de uma ação.
Eficiência: É que se refere do uso racional dos meios para alcançar um objetivo predeterminado (isto é, cumprir um objetivo com mínimo de recursos disponíveis e tempo).
Unidade de comando: No campo da administração, unidade de comando é definida como o respeito à hierarquia dentro de uma organização hierarquia essa que pode ser disposta no modelo piramidal.
Autoridade e Responsabilidade: O conceito de autoridade é, normalmente, caracterizado como o direito de mandar ou atuar e não pode ser dissociado de responsabilidade que se define como a obrigação de cumprir com o ordenado.
São dois conceitos essenciais na definição da estrutura
...