Diário De Bordo
Pesquisas Acadêmicas: Diário De Bordo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: LuizaReis • 10/12/2014 • 301 Palavras (2 Páginas) • 416 Visualizações
Características Gerais da observação
A creche Municipal Tia Zaza havia sido reformada recentemente, portanto estava mais arrumada. Paredes pintadas de verde. O chão do pátio com amarelinha, bolas, vogais, e formas geométricas desenhadas. As salas de aula também são pintadas no tom verde: claro em cima, escuro embaixo.
Como rotina geral da creche, as crianças chegavam e eram encaminhadas para o “canto da espera” onde as crianças aguardavam antes ou depois da aula. Neste canto haviam brinquedos, livros e uma televisão ligada nos canais abertos. Dessa forma enquanto as crianças estavam no “canto da espera” passava o jornal da manhã, ou seja, a televisão não era utilizada para entretenimento das crianças. As funcionárias da creche acompanhavam a programação ao mesmo tempo que observavam os pequenos. O canto era utilizado também pelas professoras, no horário do recreio, enquanto comiam algo e tomavam café.
Depois desse canto, todas as crianças, de idades diferentes, se encaminhavam para a sala 2 (na qual eu fiz observação), aguardando a chegada de suas professoras. A medida que as professoras chegavam as crianças iam para suas salas.
Com a continuação da rotina geral da creche, as turmas iam para as salas fazer suas atividades. Nas turmas de 4 e 5 anos as crianças estavam construindo um “caderno de atividades da criação do mundo”.
Haviam também os horários de recreio e alimentação (lanche e almoço na manhã e dois lanches a tarde).
Dentro destas características gerais também pude observar uma cristalização social de gênero as roupas das crianças: as meninas eram o mar de roupas rosas da creche e bem como os meninos, eram o azul e verde. A condição socioeconômica das famílias que utilizam a creche é, de uma maneira geral, de baixa renda. Os alunos da creche são de famílias em condição socio-econômica dos bairros periféricos da cidade.
...