Doenças couro cabeludo
Por: dadatiengo • 1/5/2015 • Projeto de pesquisa • 521 Palavras (3 Páginas) • 738 Visualizações
TRICOLOGIA- RAMO MEDICINA QUE TRATA DOS PELOS E CABELOS, E A COMPREENSAO DOS ASPECTOS QUE ENVOLVEM A ANATOMIA, HISTOLOGIA E FISIOLOGIA PILOSSEBACEA DO COURO CABELUDO, CAPACITANDO A COMPREENSAO DAS PATALOGIAS DO COURO CABELUDO, TERAPIAS E QUIMICA CAPILAR. THRICOS (CABELOS), LOGOS (ESTUDO).
FUNÇAO DA PELE- PROTEÇAO CONTRA AGRESSOES E AGENTES EXTERNOS COMO RADIAÇAO UV, POLUICAO, AGENTES QUIMICOS.
ABSORVIÇAO E SECREÇAO DE LIQUIDOS, CONTRAOLE DE TEMPERATURA, BARREIRA A PROVA D’AGUA, METABOLISMO DE VITAMINA D, FUNÇOES E SENSORIAIS.
EPIDERME-ESTRATO CORNEO, ESPINHOSO, GRANULOSO E BASAL.
RENOVAÇAO DA PELE- OS QUERATINOCITOS SOFREM ALTERAÇOES, PASSANDO DE UMA CAMADA PARA OUTRA, NUM PROCESSO DE MATURAÇAO SÃO ELIMINADOS, QUANDO AS CAMADAS SUPERFICIAIS SÃO ELIMINADAS AS MAIS PROFUNDAS QUE SÃO A BASAL SÃO RESTAURADAS NUM PERIODO DE 2 A 3 SEMANAS.
DERME- APENDICES DA EPIDERME, VASOS SANGUINEOS, NERVOS E COMPONENTES CELULARES, CONTENDO FIBROBLASTOS, MASTOCITOS E MACROFAGOS, REDE FRIBOSA DO TECIDO CONTENDO ELASTINA, COLAGENO E PROTEOGLICANAS, CAMADA DE TECIDO CONJUNTIVO FROUXO.
MANTO HIDROLIPIDICO- HIDRATANTE NATURAL DA PELE, MOLECULA DE BAIXO PESO MOLECULAR HIGROSCOPOCA PREVINE EVAPORAÇÃO.
OS RESPONSAVEIS PELA ORIGEM DOS PELOS DE CABELOS E SUA COR SÃO OS MELANOCITOS E QUERATINOCITOS.
A PELE DO COURO CABELUDO E ESPESSA, COM REDUZIDA CONCENTRAÇAO DE MELANINA PROTEGIDA PELOS CABELOS, O COURO CABELUDO SE ESTENDE DA LINHA NUCAL POSTERIOR, AS MARGENS DOS SUPERCILIOS, SE ESTENDE AS FOSSAS TEMPORAIS.
DIFERENTE DA OUTRA PELE, É UMA CAMADA DE GORDURA SOB A DERME NO COURO CABEL. A UM TECIDO FIBROSO (GALEA APONEUROTICA).
UMA CAMADA DO TECIDO CELULAR FROUXO SEPARA A GALEA DO PERICRANIO, MEMBRANA QUE FORMA A SUPERFICIA E EXTERNA DO CRANIO, O TECIDO FROUXO ENTRE A GALEA E O PERICRANIO PERMITE A PELE DO COURO CABELUDO DESLIZAR EM TODAS DIREÇOES.
UNIDADE PILOSSEBACEA- CORPO HUMANO 5 MILHOES DE FOLICULOS PILOSOS, UM MILHAO NA CABEÇA E 100 A 150 NO COURO CABELUDO. ORIGEM DOS PELOS E CABELOS FOLICULO CAPILAR.
EXECEÇAO PALMAS MAO E PLANTA DO PES, DESENVOLVENDO-SE DE 3 A 8 MÊS GESTAÇAO.
FOLICULO PILOSO- BULBO, EXTREMI..INFERIOR DA RAIZ, PARTE MAIS ESPESSA E PROFUNDA DO FOLICULO, MATRIZ GERMINATIVA, CUJAS CELULAS ORIGINA-SE NA CAMADA BASAL, RECOBRE A PAPILA DERMICA. PAPILA PILOSA, CAPILARES SANGUINEOS E FIBROBLASTOS CONTROLA O NUMERO DE CELULAS E TAMANHO DOS PELOS.
O CABELO E CONSTIT..POR 2 PARTES, RAIZ PARTE PROFUNDA, PENETRA A DERME, HASTES CAPILAR, CONSTUIDA POR UM AGRUPAMENTO DE CELULAS MORTAS, RICAS EM PROTEINAS (QUERATINA) E HASTE CONTEM MELANINA AGUA, LIPIDIOS E MICROELEMENTOS..
UM FIO DE CABELO TEM 3 CAMADAS. MEDULA, PARTE MAIS INTERNA DO EIXO CAPILAR, SOMENTE OS FIOS MAIS GROSSOS POSSUIEM. CORTEX 90% DO PESO TOTAL.PROTEGIDA PELA CUTICULA E POR UMA FINA CAMADA DE SEBO. CUTICULA QUE É A CAMADA MAIS EXTERNA, CELULAS ACHATADAS E QUERATINIZADAS.
COR DO PELO QUANTIDADE E TIPO DE MELANINA, MELANINA SINTETIZADA, ESPALHADAS NA MATRIZ DO BULBO PASSADANDO PARA AS CELULAS DA MEDULA E CORTEX DO PELO, EUMELANINA, CABELOS ESCUROS, FEOMELANINA CABELOS RUIVOS E LOIROS, PELO BRANCO FALTA DE MELANINA.
UNIDADE PILOSEBACEA-
...