Défict X Superávit Economia
Casos: Défict X Superávit Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: clmorales • 19/9/2013 • 756 Palavras (4 Páginas) • 392 Visualizações
INTRODUÇÃO
Esse estudo discorre sobre as características de Déficit e Superávit, conforme conceitos dos fundamentos econômicos atuais.
Os dados apresentados neste trabalho foram extraídos do Livro Texto da disciplina “Fundamentos da Economia”, além de levantamentos junto aos bancos de dados disponibilizados na rede por órgãos oficiais da área econômica.
Como conclusão, faz-se um comparativo entre os dois conceitos econômicos, com base em dados pesquisados no ano de 2010.
2 Déficit
É uma palavra de origem latina, que representa um saldo negativo, um prejuízo ou um
sistema em que se gasta mais do que se ganha. No âmbito da balança comercial, o déficit acontece quando o valor das exportações é maior que o das importações. Sendo assim o déficit é um resultado em quando o país acaba gastando mais do que produz, comprando mais do que vendendo.
Nesse caso, o país acaba criando uma dívida que pode ocorrer por diversas razões. O déficit pode ser um resultado de gastos excessivos do país, por uma má administração dos recursos existentes no país. Mas também ocorrer de forma intencional.
O déficit pode ser provocado pelos gastos excessivos do estado, quer em gastos sociais ou em gastos com a administração pública.
Segundo Keynes o déficit orçamentário é um mecanismo anticíclico de equilíbrio econômico em política econômica, em períodos de depressão econômica, é necessário criar um déficit sistemático no orçamento para estimular a economia, e aumentar a taxa tributária em períodos de prosperidade para acumular poupança, desta forma são criados recursos que são aproveitados em investimentos futuros, ou seja, forçar o orçamento de tal forma, que irá manter a economia oscilando, ora para cima, ora para baixo. Quando houver viés de baixa, deve-se forçá-la a subir, ao contrário, quando o viés for de alta, forçamo-lo a baixar, assim, existe condição de manipular os índices econômicos de tal forma, que sempre será possível fazer a economia deficitária ou superavitária de acordo com as necessidades macroeconômicas, a este processo se dá o nome de orçamento cíclico ou realimentado.
3.Superávit
O superávit é um termo latino, que significa que, no que diz respeito à balança comercial, durante um determinado período de tempo, as exportações de um país foram em maior valor que as importações. Mostra que, ao final desse período de tempo, entrou mais dinheiro no país do que a quantia que saiu por meio das exportações.
O superávit é um fator positivo na economia de um país, já que mostra que o mesmo está exportando (vendendo) mais do que está importante (comprando). Isso gera um lucro que é usado para investir no próprio sistema econômico.
Existe ainda uma diferença entre dois tipos de superávits: nominal e o primário.O primário é o resultado da subtração da receita (valor ganho) com a despesa, sendo que essa conta não inclui os juros de dívidas públicas. Essa receita não se configura apenas como dinheiro, mas também patrimônios de posse governamental e
...