EAD MTA Unidade I
Monografias: EAD MTA Unidade I. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Manonn • 11/4/2014 • 1.377 Palavras (6 Páginas) • 687 Visualizações
Pergunta 1
O conhecimento ____________ é real (factual) porque lida com ocorrências ou fatos, isto é, com toda
forma de existência que se manifesta de algum modo. Constitui um conhecimento contingente, pois
suas proposições ou hipóteses têm sua veracidade ou falsidade conhecida através da experiência e
não apenas pela razão. É sistemático já que se trata de um saber orientado logicamente, formando
um sistema de ideias (teoria) e não conhecimentos dispersos e desconexos. Possui a característica
da verificabilidade, a tal ponto que as afirmações (hipóteses), que não podem ser comprovadas, não
pertencem ao campo ____________. Constitui-se em conhecimento ____________, em virtude de
não ser definitivo, absoluto ou final, e, por esse motivo, é aproximadamente exato: novas proposições
e o desenvolvimento técnico podem mudar o acervo da teoria existente.
Escolha a alternativa que preenche as lacunas da citação corretamente.
(x)a.Científico, da ciência, falível.
b. Sensível, da sensibilidade, falível.
c. Filosófico, racional, falível.
d. Teológico, da contemplação, falível.
e. Científico, da teologia, falível.
Pergunta 2
0,5 pontos Salva
Estado de Conclusão da Pergunta:
11/4/2014 Blackboard Learn
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Conforme afirma Heitor Matallo Jr., em “A problemática do conhecimento” (2000), “Platão foi o primeiro filósofo a
desenvolver uma teoria sobre o mundo utilizando-se da intuição como forma de pensamento superior. A sua
Teoria das Formas é um exemplo disso e revela a tentativa de fundamentar um conhecimento certo e verdadeiro
para além do cambiante e fugaz mundo dos fenômenos. Para Platão, o mundo sensível está em constante
mudança e, neste caso, se torna impossível conhecê-lo por razões óbvias: não se pode conhecer uma coisa que
deixa de ser ela mesma na sucessão do tempo.”
Com base no trecho proposto e de seus conhecimentos da disciplina, avalie as afirmativas.
I - A tentativa de fundamentar um conhecimento certo e verdadeiro, conforme se afirma, pode ser entendida como
preocupação científica.
II - Quando, no texto anterior, apresenta-se a expressão “mundo dos fenômenos”, Platão dirige-se ao
conhecimento teológico que tem essa característica.
III - No excerto, pode-se perceber referência ao senso comum na passagem “não se pode conhecer uma coisa
que deixa de ser ela mesma na sucessão do tempo”.
É possível afirmar que está correto apenas o que se apresenta em:
a. I e II.
b. II e III.
c. I e III.
d. III.
(x) e. I, II e III.
Pergunta 3
“Para Sócrates, assim como para muitos de nós, existe uma sensível diferença entre expressões da forma ‘Eu
acho que’ e ‘Eu sei que’.” (JR., Heitor Matallo. “A problemática do conhecimento”, 2000).
Sobre o assunto, indique a alternativa incorreta.
a. A expressão “Eu acho que” exprime opinião sem haver necessidade de argumentação sólida que a
comprove.
b. A expressão “Eu acho que” exprime opinião e sua justificativa só é permitida com outra opinião, devido
ausência de argumentos.
c. O emitir de opiniões, da forma como denota a expressão “Eu acho que”, representa um processo
espontâneo do ser humano, conquistado a partir da experiência pessoal acumulada.
d. A expressão “Eu acho que” refere-se ao senso comum, valorada por crenças, ações e comportamentos
cotidianos.
(x)e. Como a expressão “Eu acho que” remete ao senso comum, esse tipo de conhecimento não pode ser
considerado na construção de teorias científicas.
Pergunta 4
Cleverson Bastos e Vicente Keller em “Aprendendo a aprender” (Petrópolis: Editora Vozes, 2000, p. 19) dizem
assim: “o cotidiano apresenta uma gama quase infinita de fenômenos que se sucedem ininterruptamente,
causando nos indivíduos o que se chama dispersão. No entanto, cada indivíduo é dotado de capacidade de,
dentre este turbilhão fenomênico, selecionar alguns e considerá-los isoladamente dos demais. A esta
capacidade se dá o nome de atenção – capacidade de concentração da inteligência em um só objeto.” Nesse
sentido, pode-se afirmar que:
a. A atenção voltada para determinado objeto é a única forma de obtenção de conhecimento.
b. O tipo de conhecimento vulgar somente é produzido a partir do prestar atenção ao cotidiano.
(x) c. A atenção, entendida como uma das fontes para obtenção de conhecimento, permite produzir
conhecimento.
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