EAD Uniplan
Ensaios: EAD Uniplan. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fabriciopestana • 21/11/2013 • 1.488 Palavras (6 Páginas) • 682 Visualizações
Estratégias funcionais podem ser definidas como o conjunto de objetivos, finalidades, metas, diretrizes fundamentais e planos de ações desenvolvidos para atingir os objetivos, de forma a definir em que situação a organização pode se encontra,que tipo de organização se encontra, que tipo de organização ela deseja ser ou é.
A importância de estratégias em nível funcional destaca como empresas fazem uso das estratégias em diferentes funções ou áreas de gestão, que se relacionam as seguintes áreas das empresas, compras e materiais, produção/operações, finanças, pesquisa, e desenvolvimento, recursos humanos, sistemas de informação e marketing.
Vale afirma que a função de compras é o primeiro passo do processo de administração de materiais, sendo seguida pelas funções de armazenamento e controle de estoques.
Desde as pequenas até as grandes empresas, os desempenhos das áreas funcionais devem acontecer de maneira alinhada para acompanhar o desenvolvimento das atividades que trabalham juntas para o alcance do sucesso empresarial.
Todas as estratégias funcionais não podem ser realizadas isoladamente, cada uma delas é parte integrante da estratégia global.
A minha análise sobre estratégias funcionais é que ela é voltada totalmente para um plano de ação. Empresários e gerentes tomam decisões o tempo todo, o que Fatalmente os obrigará a fazer algo, mas nem todas as decisões podem ser tomadas estrategicamente.
Administração de compras é a atividade responsável pela aquisição de materiais e matérias-primas dentro da empresa de acordo com as políticas de cada organização, incluindo os cálculos de despesa com estocagem e depreciação, análise dos sistemas de custeio e avaliação das instalações.
É essencial no processo de suprimentos, de administração de compras possibilitar um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis na empresa evitando-se gastos e o administrador de compras que deve planejar as aquisições de forma a realizá-las em tempo hábil, na quantidade certa e verificar se recebeu exatamente o que foi adquirido, além de trabalhar o desenvolvimento de fornecedores.
O administrador deverá manter um fluxo contínuo de suprimentos de modo a atender a demanda da produção evitando excedentes, gerando um mínimo de investimentos a fim de não afetar a operacionalidade da empresa, realizar as negociações de forma justa e honesta, garantindo sempre as melhores condições.
Então, a empresa terá garantidos o aumento em sua produtividade, pois não haverá o problema de falta de materiais e perda de prazos.
• COMPRAS
•CADASTRO DE FORNECEDORES
COMPRAS
DEFINIÇÃO DE COMPRAS
É o ato de procurar e providenciar a entrega de materiais, na qualidade especificada e no prazo
necessário, a um preço justo, para o funcionamento,a manutenção ou a ampliação da empresa.
ETAPAS DO ATO DE COMPRAR
1. Determinar o que, quanto e quando comprar;
2. Estudar os fornecedores e verificar sua capacidade técnica, relacionando-os com a consulta;
3. Promover a concorrência para a seleção do fornecedor vencedor;
4. Fechar o pedido mediante autorização de fornecimento ou contrato;
5. Acompanhar ativamente o processo no período compreendido entre o pedido e a entrega (diligenciamento ou “follow-up”);
5. Encerrar o processo, após recebimento do material e controle da qualidade e da quantidade.
ORGANOGRAMA TÍPICO DO SETOR DE COMPRAS
CADASTRO
DE FORNECEDORES
É o órgão responsável pela qualificação, avaliação e
desempenho de fornecedores de materiais e serviços.
Para isso, acompanha a evolução do mercado, apoia
com informações as tarefas do comprador e efetua a
manutenção dos dados cadastrais.
PROCESSAMENTO
É o órgão responsável pelo recebimento da
documentação referente aos pedidos de compra e
montagem dos respectivos processos. Deve controlar
todo o processo desde seu início, a partir do
protocolo do pedido, até o efetivo recebimento do
material. Porém, outros órgãos também podem
exercer este controle.
COMPRAS LOCAIS
São compras exercidas no país tanto na iniciativa privada como no
serviço público. O comprador deste tipo de compras dispensa
características diferenciadas, como por exemplo, falar inglês. A
diferença básica entre as compras no serviço público e na iniciativa
privada está na formalidade do processo de compra. As compras no
serviço público se baseiam nas leis 8.666/93 e 8.883/94.
COMPRAS POR
IMPORTAÇÃO
Para este tipo de compra, o comprador precisa ter experiência em comércio exterior, conhecer fluentemente o idioma inglês e dominar a legislação pertinente tanto do país importador como do exportador.
É a atividade que objetiva garantir o cumprimento das cláusulas contratuais, com especial atenção para o prazo de entrega acordado, acompanhando, documentando e fiscalizando as encomendas pendentes de acordo com os interesses da empresa.
DILIGENCIAMENTO
É a atividade que objetiva garantir o cumprimento das cláusulas contratuais, com especial atenção para o prazo de entrega acordado, acompanhando, documentando e fiscalizando as encomendas pendentes de acordo com os interesses da empresa.
MODALIDADES
...