TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECO-MATERIAIS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Trabalho Universitário: ECO-MATERIAIS NA CONSTRUÇÃO CIVIL. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  4.563 Palavras (19 Páginas)  •  785 Visualizações

Página 1 de 19

1. ALVENARIA

1.1 Tijolos Solo-Cimento

A necessidade de preservação ambiental e a tendência de escassez dos recursos naturais fazem com que a construção civil passe a adquirir novos conceitos, buscando soluções técnicas que visem à sustentabilidade de suas atividades. Nesse sentido, o aproveitamento dos resíduos de construção e demolição (RCD) destaca-se como possível alternativa, na medida em que busca valorizar os materiais descartados nas obras de engenharia, atribuindolhes a condição de material nobre. Ressalta-se que o aproveitamento dos RCD na própria construção, em determinadas situações, pode até mesmo trazer vantagens técnicas e redução de custos, como é o caso do uso dos resíduos de concreto na confecção de tijolos prensados de solo-cimento.

1.2 Fabricação

Na fabricação dos tijolos são utilizados os seguintes materiais: solo, cimento e água. A água é usada em pequena quantidade, o suficiente para se obter a umidade ótima para a prensagem do tijolo. A resistência média à compressão dos tijolos, segundo a NBR 8491 – Tijolo de solo-cimento – especificação, não deve ser inferior a 2,0 MPa aos sete dias, e a absorção média de água deve ser inferior a 20%. A norma recomenda o uso do cimento Portland comum. Quanto ao solo, é preferível utilizar solos arenosos. Os mais adequados são os que possuem 100% dos grãos passando na peneira 4,8 mm; de 10% a 50% passando na peneira 0,075 mm; limite de liquidez LL ≤ 45%; e limite de plasticidade LP ≤ 18%. Solos com essas características propiciam condições para que se tenha menor consumo de cimento e obtenção de tijolos de melhor qualidade.

As vantagens da utilização dos tijolos de solo-cimento vão desde a fabricação até a sua utilização no canteiro de obras. Os equipamentos utilizados são simples e de baixo custo, possibilitando operação no próprio canteiro. Isso reduz os custos com transporte, energia, mão-de-obra e impostos. Além dessas vantagens, o tijolo de solo-cimento agrada também do ponto de vista ecológico, pois não passa pelo processo de queima, no qual se consomem grandes quantidades de madeira ou de óleo combustível, como é o caso dos tijolos produzidos em cerâmicas e olarias.

Encontram-se no mercado empresas que oferecem diversos modelos de prensas para a fabricação dos tijolos. Algumas prensas fabricam até cinco tipos diferentes de tijolos, bastando para isso apenas trocar os seus moldes. Existem empresas que fabricam máquinas com revestimento interno (refil) da caixa matriz, onde o solo é prensado. Em geral essa parte da máquina sofre grande desgaste devido ao atrito com o solo, bastando, na sua manutenção, apenas efetuar a substituição do molde interno.

O aprimoramento dos equipamentos para a fabricação dos tijolos tem contribuído para a racionalização das técnicas de construção, possibilitando a elaboração de projetos com maior qualidade, permitindo o uso dos tijolos inclusive em obras de padrão mais sofisticado. Podem ser produzidos tijolos maciços, tijolos modulares com encaixe, canaletas, placas de revestimento e até elementos decorativos. Apresenta-se, na figura 1, uma ilustração da amarração em encontro de paredes, cujo assentamento é feito por meio do encaixe dos tijolos vazados de solo-cimento.

1.3 Aproveitamento dos Resíduos de Concreto

A idéia de aproveitar os resíduos de concreto na composição do solo para a confecção do solo-cimento surgiu em razão de se constatar que os solos arenosos são os mais indicados para a obtenção do solo-cimento. E foi exatamente isso o que se buscou com a incorporação dos resíduos de concreto, pois se trata de um material granular, cujas características granulométricas, após a britagem, assemelham-se às de uma areia grossa. Em trabalhos realizados no campus da UNESP em Ilha Solteira (SP), constatou-se que a incorporação de resíduos de concreto, na confecção de tijolos de solo-cimento, propiciou melhorias substanciais nas propriedades de resistência e absorção do solo-cimento, obtendo-se resultados muito melhores que aqueles estipulados nas normas brasileiras. Outro aspecto observado, em vista dos resultados alcançados, foi a inerente possibilidade de se reduzir o consumo de cimento na confecção dos tijolos. O aproveitamento dos resíduos de concreto na confecção dos tijolos, portanto, pode ser uma importante contribuição para a sociedade, na medida em que viabiliza uma opção técnica de baixo custo, plenamente inserida no contexto do desenvolvimento sustentável.

1.4 Metodologia Experimental

Na composição do solo-cimento, além do estudo com o solo natural, foram estudadas mais três misturas: solo mais 20% de resíduo de concreto (RC); solo mais 40% de RC; e solo mais 60% de RC (em relação à massa de solo). Para cada uma dessas composições foram utilizados três teores de cimento (6%, 8% e 10%) em relação à massa da mistura solo-resíduo.

Considerando-se traços com 100 kg de solo, mostra-se na tabela 1 o consumo de cada material na preparação dos traços correspondentes. Mostram-se também as composições equivalentes, em porcentagem, de cada material em relação à massa total.

Tijolos de solo-cimento com resíduo

Encontro de paredes feito com tijolos vazados de solo-cimento

Construção em três pavimentos com tijolos de solo-cimento

2.1 ECO TIJOLOS

Eles são feitos de uma mistura que contém terra, areia, cimento e água. Eles são fabricados através de prensas hidráulicas com uma prensagem de 6000 kilos, gerando um tijolo de altíssima resistência, e após a prensagem eles são curados com água durante 7 dias. Com este processo de fabricação com cimento e em seguida a hidrocura (cura com água) evitamos o aquecimento global e os desmatamentos para aquisição de lenhas, no caso dos tijolos cerâmicos (os convêncionais) é necessária a lenha para aquecer os fornos que são altamente poluentes e emissores de inúmeros gases de efeito estufa.

Os Ecotijolos são construídos com o Sistema Construtivo Modular que possui mais de 40 vantagens sobre a alvenaria convencional.

Os Ecotijolos são instalados na obra através do Sistema Construtivo Modular

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com