ECONOMIA
Dissertações: ECONOMIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 12501212 • 16/10/2014 • 1.211 Palavras (5 Páginas) • 765 Visualizações
EXERCÍCIOS
TEMA –ECONOMIA
TOPICO 1 – NOÇÕES DE CONTABILIDADE SOCIAL
1- Qual a diferença entre PIB e PNB? Qual é o maior no caso do Brasil? Por quê?
PIB – São considerados os valores dos insumos e das matérias primas, ou seja, o somatório de todos os bens e serviços finais produzidos dentro do território nacional ou multinacional em um dado período.
PNB – É o somatório de todos os bens e serviços finais produzidos por empresas que sãod e propriedade de residentes no país, não incluem as multinacionais estrangeiras, ou seja, o PNB compreende tudo o que é produzido por empresas nacionais, esteja atuando no Brasil ou no exterior. No Brasil o maior é o PIB. Por que existem mais empresas multinacionais operando no Brasil do que empresas brasileiras operando no exterior.
2- Explique como funciona o método do Valor Adicionado.
Compreende o valor das vendas menos custo da matéria prima. Ele permite medir o valor criado por um agente econômico. É o valor adicional que adquirem os bens e serviços ao serem transformados durante o processo produtivo.
3- Explique qual a diferença de PIB Real e PIB Nominal.
O PIB Real é calculado de forma a excluir os efeitos da inflação. A variação do PIB Real representa a alteração da quantidade de bens e serviços produzidos na economia.
PIB Nominal: se refere ao valor a preços correntes, ou seja, quando é descontada a inflação. A variação do PIM Nominal não permite uma análise do que de fato se alterou, podendo os preços dos bens ou a quantidade produzida.
TÓPICO 2 – O PAPEL DO ESTADO NA ATIVIDADE ECONÔMICA
1- Escreva sobre pelo menos três funções realizadas pelo Estado nos tempos atuais.
1ª Passou a ser a entidade responsável por tirar as economias capitalistas da Grande Depressão;
2ª Promover o crescimento econômico em regiões subdesenvolvidas;
3ª Ampliar a oferta de serviços públicos destinados à produção de bem estar social.
2- Quais as principais variáveis que determinam o produto (PIB) de um país?
Consumo das famílias – Investimentos dos empresários – Gastos do Governo
3- Qual a diferença entre metas estruturais e metas conjunturais:
Metas Estruturais: alteram a estrutura da economia: distribuição da atividade econômica por setor de atividade: setor primário (atividade agrícola e extrativista), setor secundário (atividade industrial) setor terciário (serviços em geral como transporte, comércio, educação, setor bancário etc.). Ela é empregada a longo prazo.
Metas Conjunturais: são metas passíveis de serem atingidas a curto prazo, implica o conjunto de circunstâncias econômicas pelas quais o país se encontra.
TÓPICO 3 – POLÍTICA ECONÔMICA
1- O que significa “gargalo produtivo”?
É uma falha de planejamento produtivo que acarreta em redução de capacidade produtiva e consequentemente perda de eficiência e recursos, sejam eles financeiros ou humanos.
2- O que significa e como funciona o Depósito Compulsório do Banco Central?
Representam a parcela dos depósitos à vista que os bancos comerciais devem colocar à disposição do Banco Central. Funciona como um mecanismo através do qual o Banco Central controla a rapidez da moeda escritural no sistema bancário, evitando assim que os bancos emprestem volumes excessivamente elevados de recursos.
3- Quais as possíveis vantagens e desvantagens de uma Política Comercial de restrição de importações?
Vantagens: dar condições ao fortalecimento da indústria nacional em vários setores, evitando assim a concorrência.
Desvantagens: passou-se a ter produtos sem qualidade e melhorias, pois os empresários não investiam, pois tinham um mercado cativo.
TÓPICO 4 – OS GASTOS PÚBLICOS E DÍVIDA PÚBLICA
1- O que é déficit público?
É quando o valor das despesas de um governo é maior que de suas receitas.
2- Quais são os principais instrumentos de cobertura de um défict público?
Emissão de moeda e emissão de títulos públicos.
3- Com relação às contas públicas, qual a diferença entre resultado primário e resultado nominal?
Resultado Primário: procura medir o comportamento fiscal do Governo no período representando a diferença entre a arrecadação de impostos, taxas, contribuições e outras receitas inerentes a função arrecadadora do Estado, excluindo-se as receitas de aplicações financeiras, e as despesas orçamentárias do Governo no período, excluindo-se as despesas com amortização, juros e encargos da dívida, bem como as despesas com concessão de empréstimos.
O “resultado primário” é definido pela diferença entre receitas e despesas do governo, excluindo-se da conta as receitas e despesas com juros. Caso essa diferença seja positiva, tem-se um “superávit primário”; caso seja negativa,
...