ECONOMIA
Exames: ECONOMIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Bruna.maarques • 10/3/2015 • 2.631 Palavras (11 Páginas) • 1.264 Visualizações
PERGUNTA 1
Dentre as funções do Estado as funções alocativas (aquelas que complementam ou corrigem ações do mercado) são as Externalidades. Um exemplo das Externalidades mais importantes para as sociedades atuais está relacionado à mudança de clima. Na conferência do clima das ONU ocorrida em Copenhagem, na Dinamarca em dezembro de 2009, o Brasil se comprometeu, entre outras coisas, que irá assumir a meta voluntária de reduzir as emissões de gases de efeito estufa estimadas para 2020 em até 38,9%. Para atingir essa redução, a principal medida tomada será a diminuição do desmatamento na Amazônia, a qual será baseada na média de desmatamentos no bioma entre 1996 e 2005, que foi de 19,5 mil km². Sobre este tema e INCORRETO afirmar que:
a.
As externalidades (ou efeitos sobre o exterior) são atividades que envolvem a imposição involuntária de custos ou de benefícios, isto é, que têm efeitos positivos ou negativos sobre terceiros sem que estes tenham oportunidade de impedir e sem que tenham a obrigação de pagar ou o direito de ser indenizados.
b.
A poluição e seus efeitos podem ser considerados uma externalidade positiva, uma vez que seus efeitos serão percebidos somente a longo prazo e não vão afetar as atuais gerações.
c.
Externalidades positivas são os bens públicos tais como a saúde pública, as infra-estruturas viárias, a educação, a defesa e segurança, entre diversas outras atividades.
d.
As intervenções do Estado através da oferta ou da criação de incentivos à oferta de atividades constituem em externalidades positivas e através do impedimento ou criação de incentivos à não produção de externalidades negativas.
e.
As externalidades são consideradas falhas do mercado que devem ser corrigidas pelo Estados. Outra falha de mercado importante refere-se aos alguns bens e serviços que são fornecidos pelo Estado para evitar o princípio da exclusão, os chamados bens públicos. Um exemplo é o caso da segurança nacional que é oferecida para todos e os seus custos são repartidos de forma compulsória entre toda a sociedade.
0,25 pontos
PERGUNTA 2
A taxa de câmbio é uma variável muito importante dentro de uma economia, pois pode influenciar o nível de produção e de inflação, além do próprio comércio internacional e dos movimentos de capitais entre os países. O esquema a seguir ajuda a entender o efeito de uma desvalorização cambial (aumento na taxa de câmbio):
I. Com o aumento da taxa de câmbio (desvalorização do real), podemos afirmar que o estimulo às exportações acontece por que os produtos nacionais ficam mais baratos do que os importados. Este é um exemplo do que está acontecendo na China de 2010.
II. Com a desvalorização do câmbio, há um desestímulo às importações, por que os produtos internacionais ficam mais caros. Conseqüentemente, há menor competição com os produtos nacionais, favorecendo o crescimento da Inflação e posterior aumento dos Juros. Este é um exemplo do que está acontecendo no Brasil de 2010.
III. Com a desvalorização do câmbio, há um desestímulo às exportações, facilitando as importações. Desta forma, há uma diminuição dos custos e facilidade para produzir produtos nacionais. Com o aumento da produção nacional e da demanda não haverá inflação.Identifique abaixo a (s) alternativa(s) incorreta(s).
a.
As afirmativas I e III estão incorretas.
b.
Apenas a I está incorreta.
c.
Apenas a II está incorreta.
d.
As afirmativas I, II e III estão incorretas.
e.
Apenas a III está incorreta.
0,25 pontos
PERGUNTA 3
Os economistas tendem a avaliar as crises econômicas como uma situação de baixa austeridade fiscal. Isto é, alegam que se os governos fossem parcimoniosos com os seus gastos e promovesse superávit orçamentário (receitas maiores que despesas) as economias não ficariam tão vulneráveis. Por outro lado as economias que enfrentam situações de crises buscam encontrar uma forma de financiar seu déficit. Esse objetivo pode ser alcançado com a utilização de duas medidas básicas. Identifique nas alternativas abaixo aquela que apresenta corretamente os nomes dessas duas medidas.
a.
Emissão de moeda e venda de títulos públicos.
b.
Emissão de crédito e compra de títulos públicos.
c.
Envio de renda líquida ao exterior e títulos privados.
d.
Recebimento de renda líquida do exterior e venda de títulos privados.
e.
Base monetária e velocidade da moeda.
0,25 pontos
PERGUNTA 4
Uma das características do desenvolvimento do capitalismo no Brasil diz respeito ao papel do Estado como fator de estímulo à industrialização. Esse papel foi exercido por meio de políticas fiscais e monetárias, de controle do mercado de trabalho e do provimento de bens públicos. A política de arrecadação deve seguir os princípios da Teoria da Tributação a qual tem três princípios norteadores: princípio da neutralidade, princípio do benefício e princípio da capacidade de pagamento.
Assinale abaixo a alternativa que apresenta uma breve explicação dos três princípios respectivamente:
a.
Princípio da causalidade (as decisões sobre alocação de recursos se baseiam nos preços relativos determinados pelo mercado); Princípio do benefício (as pessoas devem pagar impostos em proporção aos benefícios que recebem do governo); Princípio do custo produtivo (as pessoas devem contribuir com impostos de acordo com a sua capacidade de pagamento).
b.
Princípio
...