ECONOMIA
Dissertações: ECONOMIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafaelelobato • 19/3/2015 • 516 Palavras (3 Páginas) • 988 Visualizações
Modulo 1 – Exercício 1
Analise as seguintes assertivas:
I – Sistema econômico significa um particular conjunto orgânico de instituições, através do qual a sociedade enfrentará seu problema econômico da escassez.
II – Os sistemas econômicos podem ser de autonomia, de autoridade e de autopoiese.
III – Sistema econômico é uma instituição marxista, organizada pelos soviéticos, como o objetivo de substituir o capitalismo selvagem.
Sobre tais afirmações, é correto afirmar:
A Todas são verdadeiras.
B Todas são falsas.
C As afirmações I e II são verdadeiras, ao passo que a afirmação III é falsa.
D A afirmação I é verdadeira e as afirmações II e III são falsas.
E As afirmações I e III são verdadeiras, ao passo que a afirmação II é falsa.
A resposta correta é: D.
Modulo 1 – Exercício 2
Considere as seguintes afirmações:
I - Inexiste um limite para as necessidades humanas, as quais podem ser vistas como tendentes a se multiplicarem ao infinito. São tidas como limitadas.
II - Como ocorre com as necessidades humanas, os recursos com que conta a humanidade para satisfazê-las apresentam-se limitados. Tal fato é insuperável, aindaque haja contínuos sucessos da tecnologia;
III - A moderna sociedade de consumo conseguiu o milagre de eliminar a escassez com a eficiência com que envia aos mercados quantidades crescentes de novos produtos, rapidamente tornados obsoletos por outros mais e rechaçando os condicionamentos da escassez.
Sobre tais afirmações, é correto afirmar:
A A afirmação I é falsa, enquanto que as II e III são verdadeiras;
B A afirmação I é verdadeira, enquanto que as II e III são falsas;
C Todas são verdadeiras;
D Todas são falsas;
E Nenhuma das anteriores.
A resposta correta é: D.
Modulo 1 – Exercício 3
Considere os dois textos a seguir:
I. Analogia empregada por Adam Smith para explicar como, numa economia concorrencial, a busca pelo interesse individual pode resultar em melhoria do bem comum. Segundo o pensador escocês, há um mecanismo natural no mercado que distribui socialmente, de alguma maneira, os ganhos individuais.
II. “Cada indivíduo (...) não pretende promover o interesse público, nem sabe o quanto o está promovendo (...) ele pretende apenas sua própria segurança e dirigindo sua atividade de talmaneira que sua produção seja de maior valor, ele pretende apenas seu próprio ganho, e nisto, como em muitos outros casos, é levado por uma _____ para promover um fim que não fazia parte de sua intenção.” (A Riqueza das Nações,
...