ECONOMIA GLOBALIZADA
Ensaios: ECONOMIA GLOBALIZADA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ALANDERSON • 13/11/2013 • 482 Palavras (2 Páginas) • 293 Visualizações
O Brasil na economia globalizada
Antônio Corrêa Lacerda
Resumo
A globalização da economia, abrangendo a internacionalização da produção, o incremento do comércio e a absorção de tecnologia, é um processo que tem gerado discussões no âmbito acadêmico e empresarial, além
de implicar novos desafios para os Estados Nacionais.
A reestruturação produtiva decorrente implica profundas transformações tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. A indústria tem o seu perfil alterado, com a crescente participação dos investimentos diretos estrangeiros, impulsionados em grande parte pelas fusões e aquisições, a privatização, e o aumento do coeficiente de comércio externo no produto. O setor de serviços ganha nova dimensão, tanto pelo peso crescente na pauta de exportações dos países, quanto ao seu papel nas novas formas de geração de riqueza.
O Brasil, nesse contexto, convive simultaneamente com o impacto das transformações de âmbito internacional e o processo de estabilização da economia. Ambos afetam significativamente o desempenho econômico e o complexo produtivo, implicando novos desafios para a política econômica e a atuação das empresas.
Chama-se globalização, ou mundialização, ao crescimento da interdependência de todos os povos e países da superfície terrestre, influenciando e condicionando as suas economias, e afectando todas as áreas da sociedade, principalmente a comunicação, comércio internacional e liberdade de movimentação, se bem com diferente intensidade dependendo do nível de desenvolvimento e integração das nações.
Apesar das contradições, há um certo consenso a respeito das características da globalização que envolve o aumento dos riscos globais de transacções financeiras, perda de parte da soberania dos Estados com a ênfase das organizações supra-governamentais, aumento do volume e velocidade dos bens transaccionados pelo mundo, devido sobretudo a um acelerado desenvolvimento tecnológico, que veio agrupar as tradicionais economias em nichos especializados de mercado.
Em termos gerais, existem aspectos tanto positivos quanto negativos na globalização. No que concerne aos aspectos negativos há a referir a facilidade com que tudo circula não havendo grande controle de qualquer espécie. No entanto, a globalização também serve para os mais fracos se equipararem aos mais fortes, pois tudo se consegue adquirir através desta grande auto estrada da informação do mundo que é a Internet. Outro dos aspectos negativos é a grande instabilidade económica que se cria no mundo, pois qualquer fenómeno que acontece num determinado país atinge rapidamente outros países, regiões e povos.
Como aspectos positivos, temos sem sombra de dúvida, a facilidade com que as inovações se propagam entre países e continentes, o acesso fácil e rápido à informação, aos bens aos empregos, às novas culturas, se bem que o actual problema das assimetrias de rendimentos, condicione em muito a acesso dos mais pobres e desprotegidos a tais aspectos positivos.
Mas goste-se ou não do processo, é irreversível que as economias tendem cada vez mais a globalizarem-se e a haver uma completa miscigenação
...