ECONOMIA PLANIFICADA
Artigo: ECONOMIA PLANIFICADA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AG1061 • 23/9/2013 • 1.453 Palavras (6 Páginas) • 967 Visualizações
ATIVIDADE REFERENTE ÀS AULAS 01 E 02
QUESTÃO 01: A FIGURA ABAIXO MOSTRA A CURVA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO DE UM PAÍS QUE PRODUZ SOMENTE DOIS BENS: ALIMENTOS (NO EIXO VERTICAL) E MÁQUINAS (NO EIXO HORIZONTAL). ANALISE A CURVA E RESPONDA: (VALOR = 1.50 – 0.25 CADA ITEM)
a) Qual é a quantidade de alimento e de máquinas produzida no ponto B?
Reposta: A quantidade de alimentos é de 30 toneladas e de 20 mil maquinas.
b) Se produzir no ponto B, o país estará sendo eficiente? Justifique sua resposta.
Resposta: Sim. O deslocamento da curva indica que o país ou sociedade esta crescendo, houve um aumento da quantidade física de fatores de produção ou ainda um melhor aproveitamento dos recursos já existentes, o que pode ocorrer com um progresso tecnológico
c) Qual é a quantidade de alimento e de máquinas produzida no ponto Y?
Resposta: A quantidade de alimentos é de 30 toneladas e de 10 mil máquinas.
d) É vantajoso para o país produzir no ponto Y? Justifique sua resposta.
Resposta: Não, pois o ponto Y indica que a sociedade está operando com capacidade ociosa ou com desemprego, isso quer dizer que os fatores de produção estão sendo subutilizados.
e) O ponto Z é uma alternativa de produção viável para este país? Justifique sua resposta.
Resposta: Não, pois o ponto Z representa uma combinação impossível de produção, esta indicando que a produção seria maior do que a capacidade produtiva da sociedade.
f) Qual é o custo de oportunidade de o país deixar de produzir no ponto B e passar a produzir no ponto C?
Resposta: O custo de oportunidade ( quantidade sacrificada) desse bem para se produzir 47,5 toneladas de alimentos é de 5 mil máquinas.
QUESTÃO 02: COM RELAÇÃO AOS SISTEMAS ECONÔMICOS, CAPITALISMO E SOCIALISMO, ASSINALE VERDADEIRO OU FALSO. JUSTIFIQUE A(S) FALSA(S) (VALOR = 1.00 - 0.10 CADA V OU F E 0.50 CADA JUSTIFICATIVA)
a) Em todos os países chamados capitalistas, inexiste a participação do Estado na economia; as propriedades são sempre de indivíduos.
Resposta: (F) A economia capitalista é caracterizada pela propriedade privada dos meios de produção e também pela presença de mercados livres, de trabalho assalariado. Há a intervenção do Estado na economia, por meio da execução das políticas fiscais e monetárias, com a finalidade de atenuar distorções características da economia capitalista e do livre funcionamento do mercado. A principal dessas distorções é a incompatibilidade entre a oferta e a demanda agregadas, cujas conseqüências mais relevantes, podem ser os dois mais importantes problemas econômicos, que são a inflação e o desemprego. As referidas políticas, fiscal e monetária são mecanismos pelos quais o Estado, por meio do Governo, tenta abrandar os efeitos dos citados desequilíbrios. A primeira consiste na política das receitas públicas, a política tributária, e na política de dispêndios públicos, a política orçamentária. A segunda consiste no controle da oferta de moeda da economia e da taxa de juros.
b) Os países capitalistas desenvolvidos normalmente exportam produtos manufaturados e importam produtos primários.
Resposta:(V) Essa é uma das características dos países capitalistas. Os países capitalistas, na qual pertencem os países denominados de primeiro mundo, abrangem cerca de 15% da população mundial, entre eles Estados Unidos, Canadá, Japão, Israel, Austrália, Nova Zelândia e as nações da Europa Ocidental. Suas características principais podem ser assim resumidas:
- Apresentam uma estrutura industrial completa, ou seja, possuem em grande quantidade todo o tipo de industrias, tanto de bens de consumo como de bens de capital, o que gera uma produção e um consumo per capita de bens industrializados bastante elevados;
- São normalmente as economias que estão na vanguarda da pesquisa e da inovação tecnológica. Os setores de ponta da tecnologia como a informática ( especialmente computadores) as telecomunicações, a química fina, os novos materiais etc. são gerados nesses países e aplicados com mais intensidade;
- A população urbana é bem maior que a rural, situando-se normalmente acima dos 75% da população total de cada pais. Essas sociedades são urbanas e também pós-industriais, ou seja, onde um moderno setor terciário da economia (comércio e serviços) já substitui o setor secundário ( industrias) como o grande gerador de empregos e rendimentos. Nesse setor terciário cabe um destaque especial para o ensino e a pesquisa tecnológica, que são de ótima qualidade e básicos para explicar os níveis de qualificação da mão-de-obra nacional e a constante inovação da tecnologia em toda a sociedade;
-Em geral sediam as principais firmas do planeta ( Sony, GM, Shell, Nestlé, Renault, Fiat, etc.) e os principais bancos internacionais, sendo assim os maiores investidores de capitais no exterior.
- Sua agropecuária ou setor primário da economia em geral ocupa uma posição extremamente pequena na renda nacional de cada país (menos de 5% do total) embora seja moderna ao utilizar técnicas avançadas de produção, como a biotecnologia e a criação e o cultivo intensivos, havendo ainda um excesso de produção agrícola, que leva muitos governos a pagar ao agricultor para não produzir determinados gêneros ( ou então estabelecer cotas máximas para tais produtos e regiões)
c) Países como o Brasil e os Estados Unidos possuem uma economia mista. (V) É o sistema econômico no qual participam tanto o setor privado como o setor público. Existe em muitos países capitalistas, particularmente
...