ED UNIP - Arq. Urb.
Trabalho Universitário: ED UNIP - Arq. Urb.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tiagoliveiraj • 17/11/2014 • 752 Palavras (4 Páginas) • 1.716 Visualizações
Exercício 1 / Alternativa B
Resp.: Em casos de bens tombados, ocorre que, a partir do ato de proteção, o imóvel não poderá ser demolido e qualquer obra de manutenção, restauração e reforma, bem como a alteração de uso ou atividade deverá ser previamente submetida a analise e aprovação do órgão de tutela.
No caso de imóvel preservado, o objetivo é preservar a ambiência urbana.
Já no caso de imóvel tutelado, o imóvel está sujeito a restrições para não descaracterizar o conjunto protegido.
Exercício 2 / Alternativa A
Resp.: A legislação assegura que a Constituição Estadual seja submetida à Constituição Federal e suas proteções legais.
Exercício 3 / Alternativa D
Resp.: As Cartas (De Atenas - 1964 e Nairóbi - 1976), trouxeram real transformação no conceito de patrimônio ao longo dos anos. O Decreto-lei de 1937, apenas define patrimônio histórico no Brasil, a transformação de seu conceito viria posteriormente.
Exercício 4 / Alternativa C
Resp.: O Concreto Protendido, viria a ser uma técnica construtiva utilizada no Brasil e em todo mundo a partir do século XVIII. No período colonial, as técnicas mais presentes eram a Taipa de Mão, Taipa de Pilão, Parede de Adobe e Cantaria.
5 - B (A respeito de planejamento e gestão do território, bem como de ações de mobilidade vinculadas à salvaguarda de cidades e bairros históricos a única afirmação correta é a de número I. As demais estão incorretas, portanto alternativa B.)
6 - B (Levando em conta que Aloísio Magalhães trabalhava com uma noção de patrimônio alargada, contemplando a diversidade da cultura brasileira, a alternativa que melhor representa as mudanças que a política de patrimônio sofreu sob suas iniciativas é a de letra B.)
7 - D (De acordo com o DECRETO-LEI Nº 25, DE 30 DE NOVEMBRO DE 1937 que Organiza a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional, dos itens que excluem-se do patrimônio histórico e artístico nacional as obras de origem estrangeira, o único não excluído é o da alternativa D, "que sejam importadas por pessoas estrangeiras expressamente para adorno de suas residências";.
8 - A (De acordo com o DECRETO-LEI Nº 25, DE 30 DE NOVEMBRO DE 1937 que Organiza a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional, O tombamento dos bens pertencentes à União, aos Estados e aos Municípios se fará de ofício, por ordem do diretor do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, mas DEVERÁ ser notificado à entidade a quem pertencer, ou sob cuja guarda estiver a coisa tombada. Portanto, alternativa incorreta é a letra A.
09 – C
Não há livro de
Registro de Datas constante do Decreto de Lei nº 3551/2000, porém o decreto
permite que outros livros sejam criados (abertos) para o registro de bens
culturais de natureza imaterial que não estejam contemplados nos livros já
citados pela própria lei.
10 – A
As propostas de registro de bens culturais de natureza
imaterial não são dirigidas ao Presidente do Conselho Consultivo do Patrimônio
Cultural e sim ao IPHAN que conduz desde
o pedido até a publicação do registro no Diário Oficial da União, para que
assim a população possa opinar sobre o processo durante 30 dias.
11 – C
Esse texto é trecho das Recomendações de Nova Delhi, em
...